iPod School

Nostalgia: a evolução da WWDC, de 2002 à 2013

André BazagliaAndré Bazaglia

Steve Jobs realizou apresentações incríveis desde sempre, mas a Apple tinha um péssimo gosto visual. Ou talvez ela só tenha seguido o padrão visual do “bonito” para a época. Em 2001, por exemplo, na apresentação do iPod, os slides da tela principal foram marcadas pelo uso de uma fonte bastante parecida com a mais admirada de todos os tempos; a única que, com sua beleza, conquistou fãs e admiradores no mundo inteiro: Comic Sans. Em clima da WWDC, que tal rever o que a Worldwide Developers Confere nos trouxe nos últimos onze anos? O curioso é que os banners da Apple, por mais que você os ache horrível agora, eram lindos para a época.

2002

wwdc-2002

Em 2002, um ano depois da chegada do Mac OS X, Steve Jobs anunciou a morte do Mac OS 9. Foi uma situação engraçada: uma carta lida, na keynote, anunciando a “morte” do OS 9; isso significava que todos os softwares lançados pela Apple dali para frente, começando pelo novo iPhoto, seriam exclusivos para o Mac OS X. O Jaguar (10.2) e o QuickTime 6 também foram apresentados em 2002.

2003

wwdc-2003

2003 foi um ano bem agitado. Jobs apresentou o Mac OS X 10.3 Panther, anunciou o Xcode para Jaguar e Phanter, lançou a câmera iSight e demonstrou o funcionamento do Power Mac G5 – a máquina, na época, saia por US$1999 e incluía um processador H5 de 1.6GHz, criado em parceria com a IBM. Programas como o Safari, o iPhoto, o iMovie, iDVD e iChat – alguns deles existem até hoje – também foram apresentados no evento.

2004

wwdc-2004

O Mac OS X 10.4 Tiger foi lançado; o Mac começava, cada vez mais, a ganhar a cara que ele tem hoje. Foi um grande – e importantíssimo – salto no mundo do Macintosh.

2005

wwdc-2005

2002, 2003 e 2004 foram marcados por novidades no universo dos Macs. Como você já deve, a esse momento, supor, 2005 não foi diferente. Mais uma vez, um ano marcante no mundo dos Macs. A Apple anunciou a transição dos processadores da PowerPC para a tecnologia da Intel, usada até hoje nos Macs.

2006

wwdc-2006

2006 foi o ano do ataque ao Windows Vista. A Apple mostrou como a Microsoft copiou o que havia de mais novo do Tiger e inseriu no Vista. E atacou fortemente o Windows: “Se você não pode inovar você imita, mas não tão bem como o original”. O Mac OS X Leopard e o Mac Pro foram anunciados.

2007

wwdc-2007

Desenvolvedores aguardavam ansiosamente o anúncio de um SDK para o iPhone, que havia sido apresentado em janeiro. Mas a Apple incentivou o desenvolvimento de webapps para o Safari – verdade, a App Store não existe desde sempre.

2008

wwdc-20081

Em 2008, desenvolvedores já exploravam mais do que o iPhone OS 1 possibilitava – o jailbreak havia nascido. E a Apple, vendo o potencial do iPhone que poderia explorar, anunciou a App Store – com o iPhone SDK para desenvolvedores. Essa foi, sem dúvidas, uma das melhores decisões que a Apple já fez. Cedo ou tarde a App Store teria que nascer. Ainda bem que não demorou tanto, e hoje a loja virtual da maçã mordida é a maior do mundo. Você não tem ideia do quanto de dinheiro flui por lá…

O iPhone 3G foi lançado no mesmo evento.

2009

wwdc-20091

Nasce o iPhone 3GS, duas vezes mais rápida do que o seu antecessor, rodando o iPhone OS 3.0. MacBooks também receberam atualizações.

2010

wwdc-2010

A Apple anuncia o iPhone 4 como o maior salto que o seu smartphone deu desde o primeiro iPhone. Imagens dele já haviam vazado antes da WWDC; o Gizmodo comprou um protótipo perdido. O design novo, o chip A4, o iOS (substituindo o iPhone OS), o FaceTime e outros aplicativos novos marcaram a chegada da nova geração do smartphone da Apple, que era, para a época, o mais fino do mundo.

2011

wwdc-2011

Infelizmente, essa foi a última apresentação que Steve Jobs fez. Agora as keynotes da Apple são comandadas por Tim Cook. O iCloud, o OS X Lion e o iOS 5 foram as grandes três temáticas do evento.

2012

wwdc-2012

Ano passado foi marcado pelo lançamento do iOS 6. O evento foi coberto ao vivo na página do iPod School LIVE!. Já que usamos um sistema desenvolvido por nós mesmos, com três servidores trabalhando em paralelo, nossa cobertura foi a única da blogosfera brasileira que trouxe todas informações aos leitores sem nenhuma instabilidade. Já falei que amamos cobrir esses eventos? 😛

2013

wwdc-2131

O que esperar de 2013? Talvez o iOS dê um de seus maiores saltos; ao lado do OS X [leia “Opinião: o que esperar da WWDC 2013?“]. Acompanharemos tudo juntos – e espero que vocês estejam tão ansiosos quanto nós. 😉

[via ipadizate]

Top

Programador, blogueiro, estudante de Engenharia de Computação. Em busca de deixar sua marquinha no universo.

  • Comparado com o ''número'' dos outros iOS's que apareciam nos WWDC dos anos anteriores, dentro de um quadrado cheio de efeitos de brilho e reflexo… O '7' apresentado esse ano em um banner é bem simplista, fino, sem mais detalhes. Realmente a era das interfaces que imitam o mundo real parece ter passado. Vamos ver o que está por vir! 😀 Será que vai ter transmissão ao vivo em vídeo? Eu sou entusiasta dos 3 maiores sistemas: Android, WP e iOS. Tenho uma tendência maior pelo Android, mas gosto dos outros 2, e assim não deixo de assistir e conhecer todos, e o que há de melhor e poir em cada um. Abraço.

    • Muitíssimo bem observado! O futuro do iOS continua sendo uma incógnita até amanhã. 😛

  • Bruno

    bacana a materia. 🙂

  • Luiz Gustavo

    Show ver essa evolução! As coisas mudaram muito num intervalo de tempo de uma década.

  • Vinícius Porto

    Sensacional André. Parabéns. 🙂