iPod 

Antes de começar, gostaria de deixar claro que antes de escrever esse artigo de opinião, ouvi muitos amantes da Maçã, pessoas do ramo financeiro, do Marketing e compradores do iPad 3. Serei o mais imparcial possível. O óbvio, confirmado por diversas e diversas fontes, mundo à fora, era o iminente lançamento do iPad mini no evento de ontem, o que quase  nenhuma pessoa esperava era a quarta geração do iPad em tamanho natural.

performance 640x294 [Opinião] iPad 4: Compra e Respeito

1. O nome: Para começar, a Apple percebeu que utilizar o prefixo “novo” nos seus produtos não daria certo, não utilizou nos Macs, nos iPods e agora nem na nova geração de iPad. Preferiu trocar apenas por “com tela Retina”, o que o diferenciaria da segunda geração de iPad, ainda vendida. É capaz de causar alguma confusão, mas duvido que você saiba a geração do seu iMac, ou computador, outro dia que fui descobrir que o meu iMac é 12, e não o 11, e é essa a impressão as pessoas deverão ter, no passar do tempo, ao ver um iPad (3) e um iPad (4).

2. A diferença: Já comentado, apenas a capacidade LTE (bandas), o chip de processamento e o conector foram alterados, mal justifica uma nova geração, mas a Apple teve o por quê fazer isso.

3. O por quê: O Lightning foi instalado em todos seus produtos de ponta, as empresas já estão se adaptando, julgando o “30-pin” como ultrapassado, assim, não faria o menor sentido, no maior pico de vendas do ano (o Natal), a Maçã permanecer vendendo um produto que as pessoas já olhariam e pensariam no incomodo de persistir no antigo, então o que a Maçã fez: Substituiu a linha, dando-a um leve update. Se ela tivesse apenas alterado e criado um iPad 3,3, com todas as alterações que fez, dificilmente as pessoas se revoltariam com isso, é o fato da geração que incomoda, mas que se parar para analisar, é estética. O design é o mesmo, o peso é o mesmo (e até alguns problemas são os mesmos rsrs), a Apple não deve esperar que as pessoas que compraram o iPad 3 trocar pelo 4, apenas as pessoas que ainda estavam em dúvida de esperar ou não comprarem, é uma jogada complexa, e arriscada, mas que ao meu ver, muito genial [Salve, Phil]. Se olhar meu perfil, verá que tenho um iPad 3, não me sinto de forma alguma lesado, o iPad continua me atendendo de forma muito satisfatória, e não vou trocar pelo iPad 4. Me sentiria realmente lesado se a Apple abaixasse o preço, aí sim, mas manteve.

Tenho certeza que muitos discordarão nos comentários (fiquem à vontade), mas entendam, tudo que é disponível para o iPad 4 será disponível para você, você não foi prejudicado. Imagina se a Siri tivesse chegado agora, e só disponível com o iPad 4, aí sim seria um GRANDE prejuízo para nós, mas não é assim. Como disse, a jogada da Apple, pelos olhos do dinheiro + marketing, é incontestavelmente genial, MUITO perigosa, me arrisco a dizer que tem que ter base para sustentar, mas dará certo, as vendas no Natal deverão ser maiores ainda, e o objetivo alcançado, apesar da revolta do número (assim como a revolta do Mapas) poderá ser presente na internet, mas os números mostrarão outra realidade, afinal quem desdenha..

Este é um artigo de opinião, a qual eu respondo em meu nome e não ao do Blog iPod School. 

27 respostas para [Opinião] iPad 4: Compra e Respeito

  1. Lucas disse:

    Também possuo um Ipad3 ( Novo/Velho Ipad) e concordo com você, não vou trocar por ter saído um novo cuja diferença é o processador e a nova conexão.
    Sinceramente não estou gostando do rumo que a Apple tem tomado após a morte do Steve.
    Pode parecer papo de fanboy chato, mas hoje já não consigo ver a empresa com o mesmo brilho de alguns anos atrás.
    Sejamos honestos, quais foram as grandes mudanças nos produtos da Apple ultimamente?
    Um processador mais potente? Uma tela maior? Uma tela retina para o Ipad? Um sistema novo que apenas parece que resolveu alguns antigos bugs e tirou uma ferramenta excelente que era o mapas pelo Google?
    Sinceramente não vejo muitas novidades animadoras, mas mesmo asssim vou continuar com meu velho e bom Iphone 4 Com Jailbreak e meu Novo/Velho Ipad .
    E um último pitaco, para aqueles que reclamam do Novo/Novo Ipad há uma coisa simples a se fazer: Não compra-lo.
    Pense bem, vale tanto assim trocar um ipad 3 pelo 4?

    • Thiago Drummond disse:

      Sinceramente, esqueci de adicionar no texto. Uma empresa de grande porte determina seus rumos com 1-2 anos de antecedência, tenho certeza que Steve estava presente. Me preocupa muito o que a morte dele acarretará, mas só veremos o "sem Steve" em 2014 para frente, até lá, acho que Steve já deixou tudo muito bem preparado. Produto da Apple sempre é alvo de crítica, sempre. A tecnologia chega em um ponto que tem que segurar para não ir rápido demais, as evoluções nesse ano (tirando o iMac) foram apenas melhorias (pequenas e grande), mas satisfatórias. O iPhone 5 é incrível, quando você segura um e mexe, parece que todo o resto é ultrapassado. E isso se repete. Não temos um Siri ou uma Tela Retina, uma grande revolução, mas não podemos ter isso todo ano, mesmo assim, colocar 3 (iPad), 4 e 5 milhões de pixels em telas para vender em massa, é muito bom. Pense nisso.

  2. Eu acho que Steve ainda está vivo nos lançamentos da Apple desse ano, mas do ano que vem em diante, tenho minhas dúvidas… A não ser que tenha ficado algum protótipo já em estudo, mas no mais, não tem mais do dedo dele de 2013 em diante…

  3. Mateus disse:

    Só uma coisa: você disse que a Apple não utilizou o prefixo "The New" nos Macs, mas utilizou sim. Entre no site http://www.apple.com e verá lá: "The New iMac". No restante, ótimo post, concordo com tudo.

  4. Junior disse:

    o steve era contra o ipad mini, isso deve ter dedo de outras pessoas, eu duvido muito que esses ultimos lançamentos tenham seguido o "modelo steve jobs" de fazer as coisas

    • pauloexgame disse:

      Concordo, as pessoas insistem em dizer que esses últimos lançamentos ridículos da Apple teria a aprovação de Steve, parece que poucos conhecem ele, ele sempre buscou a inovação, não a adequação ao mercado, eram as pessoas que se adequavam a Apple e não a Apple se adequar as pessoas(disse tudo)

      • vitim disse:

        pra mim esses rumores todos que sao uma bosta, com todos os rumores realizados recentemente, me leva a crer que a apple está somente cedendo a "pressao" por um "iPhone HD" um iPad mini. eu nao gostei de nada disso, mas ok. só espero que a apple nao caia no buraco negro novamente.

        • vitim disse:

          fragmentaçao, fragmentaçao, fragmentaçao. steve jobs sempre apontou isso como o ponto negativo do mercado de telefones, pcs e tablets. Agora ela esta pisando sobre a propria ideologia que ela criou. Ja nao bastava a duvida entre 6 modelos de iPad agora são 12 modelos, e 18 modelos contando com o ipad 2.
          aplicativos de iphone fragmentados em 3 resolucoes diferentes. Aplicativos do ipad 9" e o mini tem a "mesma" resoluçao, e nao sao adaptados para uma tela menor, botoes menores, e muitos nao manterao a mesma usabilidade numa tela menor, e dificilmente desenvolvedores criarao um layout diferente entre ipad normal e ipad mini.

          Eu sinceramente odeio as porcarias da samsung, mas se a apple nao se cuidar, pode ser que a ela entre por dentro da curva e faça uma ultrapassagem.

          • Não entendi o que você quis dizer. 18 modelos de ipad?
            iPad 9?
            Oi?

            • vitim disse:

              Sao 18 modelos de iPad a venda atualmente:

              iPad 2 WiFi 16GB
              iPad 2 WiFi 32GB
              iPad 2 WiFi 64GB

              iPad 2 WiFi+3G 16GB
              iPad 2 WiFi+3G 32GB
              iPad 2 WiFi+3G 64GB

              iPad 4 WiFi 16GB
              iPad 4 WiFi 32GB
              iPad 4 WiFi 64GB

              iPad 4 WiFi+3G 16GB
              iPad 4 WiFi+3G 32GB
              iPad 4 WiFi+3G 64GB

              iPad Mini WiFi 16GB
              iPad Mini WiFi 32GB
              iPad Mini WiFi 64GB

              iPad Mini WiFi+3G 16GB
              iPad Mini WiFi+3G 32GB
              iPad Mini WiFi+3G 64GB
              —-

              eu me referi ao iPad normal, como de 9 polegadas o mini tem 7"

  5. Julio Morbeck disse:

    Concordo, tenho o iPad 3 e não me vejo com um produto ultrapassado. Alias como disse o colega a cima, as mudanças são mínimas. Eu também não vou trocar vou aguardar o novo lançamento ano que vem se valer ainda claro.

    • vitim disse:

      eu vejo esse ipad 4 mais como um "recall" do ipad 3 para se adaptar ao novo conector.

      Assim como ja aconteceu silenciosamente varias vezes com outros produtos, tipo alguns produtos Early Mid Late as vezes tem algumas coisas modificadas.

  6. Jean disse:

    Bom dia.
    Sou vendedor e uso muito a conexão wi-fi em meus clientes, tenho enormes problemas para conectar.
    Se realmente está muito melhor a questão do wi fi no novo aparelho, eu me sinto lesado sim, pois me parece um recall disfarçado.
    Sem contar que em muitas ocasiões ele esquenta muito, preciso desligar e aguardar para continuar.
    Muito obrigado pelo espaço.

    • Thiago disse:

      O seu problema pode ser por N coisas, a atualização do Chip Wi Fi é para novos protocolos. O seu problema pode ser de sinal, interferencia ou até mesmo no sistema.

  7. Caio Muniz disse:

    Sinceramente acho que a Apple esta perdendo o rumo da empresa ! O texto acima foi maravilhoso e sinceramente. Estava esperando o mini iPad , porém sem tela de retina e com a mesma duração de bateria me decepcionou ! Irei esperar ano que vem ou daqui há 7 meses ! Vou ficar com meu Novo IPad ( iPad 3 ) que esta de bom tamanho ! As pessoas não deveriam comprar bem o mini e muito menos esse novo IPad 4 ! Me sinto lesado !

  8. Luiz Cláudio disse:

    É uma solução muito simples… Parar de comprar os produtos da apple sempre que lançarem um em cima do outro a não ser se for necessário… mas ninguém faz isso né fazer oque… da qui a pouco a apple fale com essas atualizações desnecessárias e a gente fica de cara.

  9. Quando vi a transmissão do evento da apple fiquei com um pé muito atrás. Pensei: "não faz sentido descontinuar a produção do ipad 3 devido chegada do ipad 4! Será que perceberam que a chapa quente do ipad 3 resultará em menor vida útil ou coisa assim?"
    Achei muito estranho esse lançamento, até me deixei contaminar pela raiva demonstrada por alguns donos de ipad 3.
    Mas essa questão do lightning ( a qual eu não tinha atentado) pode explicar a desontinuidade do ipad 3.
    A apple sustenta todo um ecossistema de acessórios que, não podemos negar, só valoriza seus produtos. Sendo assim, seria muito interessante manter o mesmo conector em seus produtos top.
    Ainda me incomodo com a quebra da MINHA expectativa a respeito do suporte aos apps do ipad 3, a capacidade de rodar os futuros jogos de alta demanda de hardware principalmente . É claro que os desenvolvedores ainda irão contemplar o ipad 3 por muito tempo, mesmo porque ainda irão querer os clientes do ipad 2 por muito tempo.
    Mas acredito que a o momento em que meu ipad 3 vai "dar umas travadinhas" com aquele jogo de gráficos f* vai chegar mais cedo do que eu esperava.

  10. Concordo com tudo isso. Foi uma jogada inteligente da Apple sim. Gosto muito da Apple, mas não sou daqueles fãs inflexíveis.
    E acrescentaria mais ao texto da reportagem:
    Ultimamente o pessoal anda reclamando muito da Apple no sentido de inovação. Mas isso não faz sentido nenhum.
    1 – A Apple inova TANTO o mercado que o público já ficou mal acostumado. Agora todo mundo acha que a cada lançamento tem que ter uma ideia revolucionária no mercado. Se não for assim o produto é uma bosta. NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA. O iPhone 5 por exemplo foi criticado mundialmente por "só ter aumentado a tela", mas na verdade as principais mudanças dessa vez foram POR DENTRO. Ele está 2x mais rápido do que o iPhone 4S. Muitos não veem vantagem nisso, mas para quem tem um iPod 4g, que é o segundo mais recente e já não abre mais alguns jogos, faz MUITA diferença.

    2 – Qual é a vantagem que a Apple teria em lançar uma inovação a cada produto novo? Nenhuma!!! Se você cria uma tecnologia, como o SIRI e todas as coisas que o iPhone tem, e ainda está vendendo COMO ÁGUA, para que você vai lançar outra GRANDE INOVAÇÃO tão cedo? É mais ou menos como se a Microsoft lançasse um Windows 7 hoje e um Windows 8 daqui 1 ano. Eles não teriam lucro no Windows 7 e já estariam lançando um novo? Isso não faz sentido dentro de uma grande empresa.

    O pessoal hoje em dia SABE que a Apple é a MELHOR empresa em quase tudo que ela faz.
    E isso é INEGÁVEL, pois se fosse mentira ninguém teria ficado tão "decepcionado" por o iPhone 5 não trazer uma SUPER NOVIDADE TECNOLÓGICA.

    Isso fica evidente no Galaxy S3. Mesmo sendo um ótimo celular, ninguém fica comentando muito ele mesmo quando ele traz alguma coisa nova legal.
    Ele também é um ótimo aparelho, eu nem me arrisco a dizer qual é melhor pois o que diferencia eles é unicamente o que o usuário deseja fazer com seu celular.

    O que falta hoje na galera é parar de criticar sem saber do que está falando.
    Antes de criticar entenda o porque de alguém ter agido daquela maneira.
    E é por isso que esse texto do Thiago foi excelente, pois trouxe uma visão muito boa sobre a atitude tomada pela Apple.

    • Ah, só pra terminar… O porquê de a Apple não estar inovando no momento é o que eu já falei no texto, e não porque o Steve Jobs não está mais ali.
      Mesmo assim o Steve vai fazer muita falta, pois ele que era o visionário da empresa, e eu não vejo ninguém nos dias de hoje com a mesma capacidade que ele tinha de entender o mercado

      • Exatamente. É como numa empresa: Você tem até o dia 20 para enviar os relatórios, você sempre envia no dia 10, no dia que você envia no dia 19 seu chefe fica puto, por quê ta mal acostumado, apesar de você ainda estar certo. Excelente comentário.

  11. rodrigo disse:

    Problema vejo no seguintes termos:

    - Processador A6x e 4 nucleos graficos vai chegar uma hora que vai ter jogos suportados somente no A6X e ios tambem nao vai estar disponivel para A5x é ai que vamos se ferrar do resto não irá interferir em nada!
    Ai sim o termo lesado vai entrar de acordo! Pois trata-se do dobro 2x mais poder de processamento é muita coisa! daria pra rodar 2 novos(velhos) ipads.

  12. Faltou uma coisa, o iPad 4 mudou o processamento, agora tem o chip A6x, contra o A5x do iPad 3, e a câmera frontal que antes era VGA (0.3mpx) agora tem 1.3mpx…

  13. Émerson disse:

    Sem Jobs a Apple esta entrando em caminhos diferentes, iPhone maior, iPad mini, é são claramentes buscas para atender ao mercado, isso não é Apple, ou melhor não é Jobs “os consumidores não sabem o que querem até que mostremos a eles” palavras de um gênio que não acreditava em pesquisas de mercado, a Apple sempre lançou tendências, estava a frente dos concorrentes, se continuar assim, daqui a pouco é Apple que estará comprando a samsung, se que isso já não esta acontecendo.

  14. johnniewr disse:

    Apple está acabada, finalmente a Microsoft tomou jeito e o surface é incrível.
    Microsoft inovando
    Apple afundando, daqui a pouco Apple irá apelar para pai de santo, favor paiinho invoca Steve Jobs p nois pois a coisa ta feia.

    • A coisa ta feia mesmo. Cada vez as vendas aumentam mais, o lucro bate recordes a cada ciclo fiscal, e as ações só sobem, a Microsoft que ta bem, junto com o Surface que ta batendo todos os recordes, ahaha

  15. diego disse:

    Meu a apple fez merda com esse ipad de quarta geração, td isso por causa de um carregador de nove pinos…. 30 pinos ou 9 pinos num faz diferença nenhuma, faria caso a apple criasse mudanças na autonomia das baterias o que nao ocorreu.

Oops! Seu navegador não carregou o javascript corretamente. Recarregue esta página.