Manter o alto índice de satisfação dos usuários sempre foi um aspecto que a Apple dominou. No entanto, em pesquisa feita nos Estados Unidos, obteu-se o curioso resultado que o índice de satisfação dos usuários caiu em 0.1% (pouco, mas caiu) com a chegada do iOS 6. Por quê?

20120928 094058 Opinião: porque o iOS 6 deixou usuários insatisfeitos

Comecemos a analisar a situação desde o começo: de acordo com a Apple, são mais de 200 novidades no sistema. E você, usuário ativo do iOS 6, quantas mudanças você percebeu? Provavelmente, mesmo que você seja um usuário avançado, não foram mais de 15~20 mudanças percebidas – número extremamente pequeno para um sistema com mais de duzentas novidades.

As poucas mudanças visuais mostram que a inovação no sistema, almejada por muitos usuários, está longe de acontecer. Além delas, temos também: Passbooks que será útil para uma minoria (exclui-se brasileiros), Siri com novidades que não mudarão a vida de ninguém e ‘Mapas novo’ que transformou algo que funcionava em dor de cabeça para muita gente. É o mais impactante que o iOS 6 proporciona. Ah, mas o sistema trouxe interfaces incrivelmente lindas para os aplicativos Telefone, Músicas, App Store; integração com o Facebook, FaceTime por 3G e fotos panorâmicas! É verdade, mas tudo é “mais do mesmo”. A Apple continua fazendo o que é fácil e óbvio: melhorar um pouquinho (bem pouco, okay?) o seu sistema operacional.

O que aumenta a satisfação dos usuários é a inovação (estou usando essa palavra pela segunda vez ao longo da matéria para reforçar a ideia). Os usuários do iOS enjoam de usar o mesmo sistema com os mesmos recursos de sempre, e precisam do gostinho de algo novo às vezes. É aí que entra o papel das atualizações de sistema.

Pessoalmente, como usuário que usufrui do jailbreak, tenho as principais mudanças produtivas que o iOS 6 trás em meu iPhone que ainda roda a versão 5 do sistema. Aliás, o ‘Fusion’ integra as redes sociais ao meu iOS de maneira muito superior do que a solução apresentada pela própria Apple no iOS 6. Falta um iOS com SBSettings, Activator, Unfold, iProtect, SwipeSelection, Barrel, biteSMS, MarkThatMessage, ou pelo menos um terço desses apps listados – só assim eu trocaria o conforto e estabilidade do meu iOS 5 (antigo) pelo iOS novo.

Então, o que abaixou o índice de satisfação na pesquisa feita em 0.1%? O mal funcionamento de alguns recursos, como as opiniões divididas do aplicativo Mapas? A remoção do YouTube? Não! Não é pelo que ele trás, mas sim por o que ele deixou de trazer.

19 respostas para Opinião: porque o iOS 6 deixou usuários insatisfeitos

  1. Lucas Lisboa disse:

    Sem falar nos problemas que a atualização trouxe, como por exemplo: a drenagem da bateria. Ta horrível, simplesmente horrível. Tudo bem que todo novo iOS tem seus problemas, mas como a Apple deixou um problema grave desses passar despercebido? To usando o iPhone e a cada 3/4h preciso ta carregando porque a cada 2/3min ele perde 1%.

    • Wislon disse:

      A bateria do está dessa forma Lucas, tem dexei a noite inteira carregando e quando tirei da carga para ir trabalhar eu percebi ao chegar no trabalho que havia 85% de carga… agora to tentando fazer um downgrade, mais sem sucesso ate agora =(. alguem tem alguma forma de fazer downgrade para 5.1.1?

      • Dante disse:

        Cara muito pelo contrario.. antes tinha q recarregar meu celular umas 2x por dia… hoje ele aguenta 1 dia tranquilamente.. para mim a bateria do IOS 6 melhorou e muito..

    • Ricardo disse:

      Engraçado… pra mim a bateria continua normal!

    • Lucas Muller disse:

      Estranho,mas se usar wifi ou 3g direito gasta muita bateria,diminua brilho,localizacao desativada,entre outros que nao usa a bateria dura mais.

  2. @LukasGasp disse:

    O que eu achei mto ruim no iOS6, não foi nem os mapas, e a bateria está indo bem até, mas o problema que enfrento até o momento, é o WiFi que desliga qdo desliga a tela, e em algumas redes, ele enxerga, mas não conecta!!! E a App Store que ficou mto lenta! Não imaginei que o 6 ficaria tão ruim, depois de tantos testes com os beta e o GM!!

    • alexcpinho disse:

      Lukas, eu acho que o wifi sempre desligou quando a tela desligava e o teclado bloqueava. O problema é que, ao voltar a usar o cel, o wireless rapidamente reconectava, coisa que não está acontecendo mais. Pelo menos com o meu! O seu está demorando um pouquinho tbm?

  3. Bruno disse:

    Me arrependi de ter feito a atualizaçao para esse sistema novo, e pelo amor de Deus se alguem souber e quiser me ajudar a fazer o downgrade para o 5.1.1 eu desde ja agradeço!

  4. JGO disse:

    Mais uma vez show de bolao texto, críticas construtivas é que geram crescimento.
    O excesso de elogios só traz comodismo, isso é uma coisa que a Apple estava acostumada e, agora que a situação mudou, está incomodada.
    Há de se reconhecer que estamos num período de dificuldade em "revolucionar", é mais fácil "evolucionar".
    Muitos criticaram que a Apple não mudou o formato do telefone, mas havia necessidade disso?
    Está tão bonito, sem aquela traseira de vidro que implorava por uma queda, mais fino (quase imperceptivel), mais leve… isso é uma baita evolução, nanotecnologia é uma batalha constante.
    Confesso que a tela deveria ser aumentada proporcionalmente, não simplesmente esticada, uns gostaram, outros não, difícil agradar a todos.
    Mas o mundo capitalista funciona assim, ano que vem ela apresenta outro um pouco melhor e assim ela fará sucessivamente, forçando os usuários mais fiéis a ficar trocando anualmente e garantindo alguns GORDOS trocados.
    Qual seria a inteligência de apresentar um aparelho "perfeito" e nunca mais evoluir?
    Antigamente a indústria de eletrodomésticos pensava assim, investiam em aparelhos para durar a vida inteira, mas e depois???
    Com certeza os engenheiros já estão quebrando a cabeça no projeto do iPhone 6, do iPad 4, etc.
    Quanto ao iOS, poderia ser melhor? Com certeza!
    Poderia ter um bluetooth mais funcional, atalhos para ativar as funções na grade de notificações, um explorador de arquivos… enfim, tudo nativamente para assim dispensar o JB definitivamente.
    Um dia ela fará, mas é preferencial soltar um de cada vez, já pensou como é difícil de inventar novas funcionalidades em cada OS?
    Novamente parabéns pelo texto bem explicativo e sem erros gramáticos, algo difícil de se ver nos bogs em geral.

  5. Concordo 100% contigo, otimo artigo bazaglia… mas mesmo assim eu sai do jailbreak no ios 5.1.1 e estou no ios 6… ate que estou gostando bastante, mas como vc disse, tem horas que eu sinto MUITA falta de um SBSettings, Activator, e outras dezenas de tweaks que eu usava anteriormente… mas por ora continuarei no iOS 6, estou ate que satisfeito com ele…

  6. vinicius disse:

    Olá André Bazaglia, você poderia me falar quais os tweeks que voce usa para usar as funções do ios 6 no 5? o que mais eu queria no ios 6 seria poder mandar msg quando estão me chamando e a camera panoramica, teria uma opção para isso no ios 5 com jailbreak? grato

  7. Diego Cabral disse:

    Excelente comentário!! Falou tudo o que nós temos sentido nesses último anos. A Apple tem deixado a desejar demais no iOS.

  8. Rafael disse:

    Minha bateria também ta indo MUITO rápido pqp, quando eu deixo o 3G ligado então não da, eu até tenho uma duvida, eu tenho aquela case que recarrega o iPhone, uso ela direto, um amigo falou que ela estraga o iPhone, gostaria de saber se o que ele falou é verdade mesmo ??

  9. Excelente artigo, André! Eu estava pensando em escrever algo sobre essa insatisfação em relação ao iOS 6 pra semana que vem, mas você o fez muito melhor! :)

  10. EU ACONCELHO A VOCÊ NÃO INSTALAREM O iOS 6 CONTINUEM NO 5 DE BOA, QUALQUER HORA A APPLE PODE DISPONIBILIZAR UM iOS MELHOR….

  11. Rafael disse:

    E como fazer para sincronizar as musicas? O meu iPod nao funciona mais.

  12. [...] do aplicativo Mapas no iOS 6. Eu mesmo já dissertei duas vezes (aqui, de maneira direta, e aqui, de maneira indireta) sobre a influência da problemática para a Apple e para o usuário final. No [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>