É evidente (super óbvio) dizer que a Apple está cortando cada vez mais a Google de seu sistema operacional. A concorrência entre as duas empresas aumenta, e o iOS 6 trás duas provas concretas disso: primeiro, o aplicativo oficial do YouTube foi removido; segundo, o aplicativo Mapas, que usava as bibliotecas da Google desde 2007 (há 5 anos!), passou a usar os dados de mapas da própria Apple.

ios 6 google maps Mapas do iOS 6: um problema? Entenda a complexidade da mudança feita pela Apple

Qual o grande problema do sistema de mapas próprio da Apple?

A resposta que temos é subjetiva demais para uma pergunta tão direta. Deixar os dados obtidos através da Google para usar seus próprios dados significa, para a Apple, mudar toda a biblioteca de mapas. O problema é que, de acordo com relatos de usuários, o mapeamento da Apple não chega aos pés do mapeamento da Google. Na minha concepção, é indiscutível que, desde 2007, os mapas do iPhone se comportaram muito bem, e nunca foram alvo de críticas fortes ou reclamações. As tecnologias da Google se mostram (aparentemente, okay?) superiores às da Apple.


“A estátua da liberdade? Se foi. A ponte de Brooklyn? Afundada.”

A frase acima foi publicada no The Verge, e expressa a insatisfação dos usuários com o novo aplicativo de Mapas. Apesar de recursos interessantes: navegação em 3D e GPS curva-a-curva, até nos pontos turísticos mais populares do mundo o mapa da Apple é falho. A imagem abaixo é a representação em 3D da Estátua da Liberdade.

 Mapas do iOS 6: um problema? Entenda a complexidade da mudança feita pela Apple

Relatos de cidades sem ruas, rotas falhas e outros diversos tipos de reclamações também existem. No entanto, não posso afirmar nessa matéria com absoluta certeza que os mapas da Google são melhores para todo mundo. Em algumas cidades, é possível – e provável – que os mapas da Apple funcionem melhor. Tudo é uma questão de opinião.

Na briga entre as duas empresas, como podemos ter o melhor dos dois lados?

Chegamos, agora, ao ponto certo. Um desenvolvedor já conseguiu adaptar o Mapas antigos (existente no iOS 5) para rodar no iOS 6. Suas adaptações de compatibilidade funcionaram magicamente, e em breve os usuários que realizam o jailbreak poderão instalar o aplicativo de Mapas antigos. Os dois estarão lá, à sua disposição, na homescreen. Se um não funcionar, você tem o outro. No entanto, nem todo mundo quer esperar até que tal pacote chegue ao Cydia, e nem todo mundo gosta do jailbreak. Não há problema: temos ainda outra solução.

Ao abrir o endereço “http://maps.google.com” pelo Safari do iOS, você verificará a opção de adicionar a página à tela inicial. É o ícone de uma seta no centro da barra inferior do Safari. Tocando lá, você adiciona o ícone do webapp do Google Maps em sua homescreen. Obviamente, não é a mesma coisa que rodar o app nativo, mas se você é um dos que odiou as inovações descritas nesta matéria, esta é a solução para você.

GoogleStep2 Mapas do iOS 6: um problema? Entenda a complexidade da mudança feita pela Apple

E você? Como foi sua experiência com os Mapas novos?

Compartilhe sua experiência com a gente por meio dos comentários. Queremos saber como o aplicativo novo de Mapas está se comportando para cada um de vocês, a fim de apurarmos dados mais precisos do comportamento do app nas terras brasileiras.

39 respostas para Mapas do iOS 6: um problema? Entenda a complexidade da mudança feita pela Apple

  1. Pelo menos aqui no Japão, o App Mapas da Apple está funcionando perfeitamente, inclusive o navegador Curva a Curva, que se não me engano teve como base o App da Tom Tom.

    E estou utilizando o iPhone 5 para falar do exemplo. No caso o meu iPhone 4S ainda está com o iOS 5.1.1 jailbroken, então não posso opinar como ele funciona neste iDevice.

    Abraços para todos ;-)

    • Show! Bom saber que por aí nenhum comportamento inesperado no app de Mapas aconteceu até agora. Ah, e curta o iPhone 5, hehe.

      Um abraço.

    • JGT disse:

      Comentários do iMark "quase" nunca sem o fanatismo habitual dos fanboys.
      Pelo amor de Deus, então só o SEU iPhone que não tem erros??? A Apple é americana e o mapas nos EUA ficaram ruins (como o resto do mundo), mas no Japão ficaram perfeitos???
      Me poupe…
      Gosto dos comentários do André porque ele diz a real sem ficar puxando sardinha.
      Se tiver que falar bem, ele fala, mas se tiver que criticar, ele critica.
      É assim que temos que fazer uma avaliação, objetiva!
      Comentários como o do iMark lembram o desses pais que sabem que tem uma peste como filho, mas ficam agindo como se ele fosse um santo.
      Pior ainda é que é apenas um aparelho eletrônico e que não se recebe nada em troca de ficar fazendo essas defesas de fã paranóico.
      Acorda iMark, isso é só um aparelho eletrônico, objeto inanimado, tem coisas melhores na vida.

  2. Adilson disse:

    Aqui em Florianópolis é ridículo o mapas do iOS 6, totalmente desatualizado, principalmente na área do continente, pontos comerciais também desatualizados (2005), imagem de satélite embaçadas, parece que foi tirado por m satélite com câmera VGA, cores mortas. lamentável eles tirarem um serviço que a Google vinha fazendo com tanta competência por birra. iOS esta perdendo a MAGICA. Já pensei em pegar um SIII.

  3. andressa disse:

    moro no jp e achei muitooooo ruim esse novo mapa da Apple não acho nenhum lugar pelo nome só pelo endereço completo, sinto muita falta do mapa do Google

  4. Reealmente nao posso me referir a minha cidade, até pq em ambos elapraticamente nao existe, porém tenho notado que pelo menos na google o meu endereço existia por mais que nao pudesse fazer navegação curva-a-curva!

  5. Marcos disse:

    Me desculpem, mas trocar um iphone por um SIII so por causa do novo mapas é a coisa mais bizarra q eu ja vi na vida HAHAHAH
    Parece a minha mae quando ganha Uma tv nova.

  6. Ito Dread disse:

    fiz algumas buscas de endereços aqui e o resultado foi de não encontrados,estou com 4S e os são dados do TOMTOM realmente.

    • Como assim? Os dados da Apple batem com os do TomTom?

      • Os dados são sim da TomTom, e não sei porque reclamam tanto dos mapas, pois pra mim esta otimo…. Nos poucos testes que eu fiz (até pq raramente uso o mapas) na minha cidade esta funcioando muito bem, a possibilidade de acesar os dados offline é muito boa, mesmo que só os dados locais… vejo que os mapas da apple podem melhorar muito isso é inquestionavel, mas assim como o siri vai melhorando pouco a pouco

  7. Marcio disse:

    Olá estou usando o IOS 6 e quando vou roterizar um caminho a pé ou com transporte publico o mapa da Apple não roteriza e me da opção de comprar alguns aplicativos, não sei se é por causa de configuração ou do app, gostaria de um Help.

    • Exato! É algo que não comentei na matéria, mas é assim: você basicamente tem que comprar um app novo para cada cidade nova que você visita, pois o Mapas não mostra rotas a pé/transporte público. Mais um ponto negativo pra Apple aí.

  8. Paulo disse:

    Aqui em vila nova de Famalicão (Portugal)os mapas Apple estão bem mais actualizados.
    Já aparece a esplanada do meu restaurante e uma rua nova cá perto.nos do Google nao aparece.

  9. Gustavo disse:

    Pra mim, isso é questão de tempo, e qualquer mudança leva bastante tempo. Se olharmos com outros olhos, o Mapa da Apple esta mais atualizado. Um exemplo, no google vc verá um Maracanã novinho em folha (Imagem antiga antes da reforma), no mapa da Apple verá ele em construção.

  10. Pedro disse:

    Eu fico sempre de boca aberta quando reclamam do Mapas do iOS 6,aqui em Porto Alegre,RS,funciona perfeitamente bem,não sei se é melhor ou pior do que o da Google mas pra mim tem servido muito bem,estou satisfeito com o trabalho da Apple,e pode até ser coisa de fanboy mas achei o mapas da Apple mais bonito :P

  11. Hugo disse:

    aki na minha cidade ta perfeito. No mapa do google, as ruas ficam no meio dos quarteirões, a imagem de satelite era uma porcaria e quando ligava o gps eu ia aparecer a 5 quarteiroes de distancia. Mas o unico incoveniente do mapa da apple na minha cidade é q a imagem de satelite ta em preto e branco, mas fora isso tudo blz. Quem é que usa gps curva a curva com a imagem de satelite msm?

  12. Jrbertojunior disse:

    Eu moro no Recife e estou achando o mapa da Apple, na visibilidade padrão, lindo! Mas falta MUITA infromação como o nome dos bairros, e outra, a vista por satélite é horrível, muitas nuvens e foram mal juntadas as partes, tendo casos em que você vê uma casa dividida em duas partes que não estão juntas!

    No geral, prefiro os mapas da Google, não da pra querer gostar de uma coisa dessas.

  13. Igor disse:

    A Apple esta bobiando, adoro os seus produtos entretanto foi uma grande besteira retirar o mapa da Google sem ter um pelo menos no msm nivel. Lamentavel!!
    Ela esta perdendo espaço no mercado, meu medo é q ela caia… afinal o Steve Jobis não esta mais lá né!! será q a apple esta com os dias contados?? espero q não!!

  14. vitids90 disse:

    GALERA PRECISO DE UMA AJUDA RÁPIDO!
    Seguinte, estou indo para a Europa semana que vem. Londres e Paris, que, obrigatoriamente, vendem Iphones desbloqueados. Minha única preocupação é que eu pretendo usar o 4G quando chegar ao Brasil e queria saber se as bandas do Iphone europeu serão compatíveis com as futuras brasileiras. Comprarei ou em Londres ou Paris, a que estiver disponíveis… alguém me ajuda o que devo fazer… se é pra esperar… Obrigado!

  15. nédi disse:

    no primeiro beta nao existia as ruas na minha cidade.. mas quando saiu o 2º já tinha as ruas e algumas que a google mesmo tinha falhado…o da apple não acertou mas é mais facil de achar a minha rua que no google….eu sou a unica pessoa que eu conheço que gostou desse mapa kkk

  16. Essarts disse:

    No Japão nao esta funcionando tão bem assim…Fiz uma pesquisa pela Universal Studio Japan,tão conhecido como a Tokyo Disney,e não voltou nada na pesquisa.No android de um amigo vi em 2009 que o google mapas orientava a rota em português coisa que fo foi implementadada agora no IOS6 ,a Apple está querendo reinventar a roda ao invés de reconhecer a copetencia da Google nos mapeamentos e entrar num acordo comercial.Vamos ver até onde nós usuários sairemos perdendo com essa teimosia da maçã.

  17. Rafael Celino disse:

    Aqui na minha cidade, Vitória da Conquista-BA, o mapa da Apple, esta absolutamente todo em preto e branco, fora a qualidade da imagem, que está HORRÍVEL! Uma vez que já era acostumado com os mapas da Google, que até StreetView da cidade tiramos. Só gostei pois posso ver as grandes metrópoles em 3D

  18. Rafael Moreira disse:

    Realmente enquanto tive a testar o beta do iOS 6 achei os mapas realmente bons. Aqui no Porto, Portugal os da Google não mostravam a nova avenida que construíram a 2 anos e os da Apple sim. Quando fiz jailbreak e instalei o cydia no meu iPod Touch 4G (no iOS 6) depois de desbloquear os mapas só tive pena que o 3D não funcionasse muito bem ( via-se o relevo do terreno,mas não o das casas)

  19. Rodid disse:

    A apple se baseia todo seu esforço em um só produto, um telefone celular. O resto de seus produtos não justificam todo esse esforço. E quando chegar o dia em que as pessoas deixarem de comprar iphones como elas compram hoje? A google pelo menos vende serviço e pode ser pra qualquer plataforma. A microsoft vende o windows que instala em qualquer pc…e a apple?

  20. Pedro de Paula disse:

    André, porque se desculpar quando fala mal da Apple ou alguma coisa que ela faz? Ou será que as pessoas aqui são como o pessoal extremista no oriente médio.
    Se a coisa é ruim tem que ser falada.
    Não tenho nenhuma intenção de fazer o upgrade para o iOS 6, as poucas novidades são totalmente dispensáveis e o que eles tiram são indispensáveis. Ficar achamdo que tudo que fazem é o melhor só por ser eles. Me desculpem os religiosos do site mas a Apple anda atrás do Android a tempos e cortar coisas só por cortar, para mim, é burrice.
    Já que funciona bem porque não manter?

  21. CLAUDIO disse:

    NAO TEM MAIS COMO VER AS RUAS Google Street View Brasil.

  22. Julio Cesar disse:

    Tremenda pisada na bola da Apple, ta querendo abraçar o mundo e se ferrou… Que queira tirar o seu maior concorrente da jogada tudo bem, mais teria que fazer isso na hora certa, quando ja tivesse um produto similar ou melhor pra apresentar, com essa medida errada ja da pra ver que o amadorismo implantou-se na Apple, com o Jobs la isso jamais aconteceria….Atitude amadora ao extremo mesmo…

  23. Julio Cesar disse:

    E aqui tem um povinho que insiste em dizer que ta tudo certo…

    28/09/2012 – 10h18
    Presidente da Apple recomenda uso de mapas de Microsoft e Google a donos de iPhone

    O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, emitiu uma carta aberta nesta sexta (28) em que pede desculpas pelo fiasco do app de mapas do novo sistema do iPhone, o iOS 6, e recomenda o uso de aplicativos dos rivais Google, Microsoft e Nokia.
    http://www1.folha.uol.com.br/tec/1160681-presiden

  24. [...] que é complexa essa mudança drástica em uma funcionalidade tão importante e abrangente, porém houve uma grande [...]

  25. Gabriel Cilico disse:

    Todos sabemos que com a morte do nosso querido Steve Jobs, a Apple perdeu um dos maiores administradores do Mundo, mas twnho uma opnião… Tim Cook não está se monstrando um tão bom administrador assim devido a alguns erros, um que achei absurdo foi quando um dos Hackers do Jailbreak descobriu o erro no App Mensagens e a resposta do Tim Cook a isto foi algo como “usem o iMenssage que é Melhor” não me lembro ao certo qual foi sua resposta. Bom mas sei também que ele não é culpado pelo que está acontecendo, mas sei que a Apple como uma das maiores empresas do Mundo, não iria deixar algo passar assim, a não ser que Tim Cook faça seus clientes utilizarem o recurso do Google Maps, ja que não se preucupar em melhorias no App Mensagens… Mas quem sabe eles não fazem melhorias em seus mapas em um IOS 6.0.1, assim como o IOS 5.0.1 e IOS 5.1.1 sei la temos que aguardar e tentarmos colaborar, uma maneira esta dita no post do BDI   http://bit.ly/TC1NuM ….  Abraço!

  26. [...] explicamos aqui no iPod School, de maneira bem detalhada, a complexidade dos problemas relatados no novo aplicativo Mapas do iOS 6. Dentro deste contesto, é comum que usuários busquem alternativas de sistemas de mapas para o [...]

  27. [...] a questão da polêmica do aplicativo Mapas no iOS 6. Eu mesmo já dissertei duas vezes (aqui, de maneira direta, e aqui, de maneira indireta) sobre a influência da problemática para a Apple [...]

  28. [...] que eram usadas no iOS desde 2007, e adotou sua biblioteca própria, feita pela Apple [leia mais: "Mapas do iOS 6: um problema? Entenda a complexidade da mudança feita pela Apple"]. Além de ganhar um visual bem mais atraente para a época, o aplicativo de Mapas ganhou recursos [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>