A Apple fez questão de deixar bem claro que o iPhone 5 foi um lançamento extremamente importante. No anúncio oficial do site da empresa, ela usa uma frase impactante muito bem empregada: “The biggest thing to happen to iPhone since iPhone”. A tradução da frase foi empregada por mim no título desta matéria.

iphone 5 Keynote: iPhone 5   a maior coisa que já aconteceu com o iPhone desde o iPhone

Este não é um artigo apresentando milimetricamente cada detalhe do novo iPhone, já que o site da Apple realiza essa tarefa muito bem. Este artigo é apenas uma impressão geral do novo aparelho, com opiniões próprias do autor do mesmo (eu, haha).

Design.

“Design não é apenas como isso aparente visualmente. Design é como isso funciona”. A fala é de Steve Jobs. A primeira novidade está na cor: os modelos estão disponíveis nas cores “preto e cinza” e “branco e prata”. Com as esmas capacidades e mesmos preços, as grandes diferenças do novo iPhone estão no tamanho (externo) do aparelho. São 123.8mm de altura, 58.6mm de largura e um peso de 112 gramas.

A grande novidade do design não poderia ser outra: a tela. As 4 polegadas, de acordo com a Apple, dão a experiência ideal que o usuário do iPhone deve ter ao segurar o aparelho. O novo conector menor e a saída de áudio mais potente fecham o novo design do iPhone. Confira o resultado final na imagem logo abaixo.

hero back Keynote: iPhone 5   a maior coisa que já aconteceu com o iPhone desde o iPhone

Particularmente, aprovei o design, mas continuo achando que a Apple deveria mudar alguns traços visuais que nunca foram mudados desde o primeiro iPhone. Achei extremamente exagerada a conclusão por parte da Apple que este iPhone foi o mais importante desde a apresentação da versão original do iPhone (a primeira), em 2007. Para mim, a grande revolução ocorreu mesmo no iPhone 4.

Ultrafast Wireless

Além da Wi-Fi mais rápida, finlamente a tecnologia do LTE chega ao iPhone. Já era esperado. A velocidade de download do LTE chega a 100mbps, contra os 42 do HSDPA e o 0.38 (sim, ZERO ponto 38) do EDGE.

E o 2x mais rápido?

Se tem um número que a Apple ama, é o número dois (2). Todo iPhone sempre tem um processador duas vezes mais potente, e não foi diferente com o iPhone 5. Tanto a CPU quanto a GPU (processamento e gráficos, respectivamente) são até duas vezes melhores.

A bateria é a maior prova que a Apple combina muito bem o hardware com o software: 8 horas navegando na rede LTE, 8 horas de uso do telefone e 10 horas de playback de vídeos. Aceitável.

Ear-pods! Ear-pods!

earpods hero 640x173 Keynote: iPhone 5   a maior coisa que já aconteceu com o iPhone desde o iPhone

Já estava na hora da Apple atualizar seu fone de ouvido padrão. Os atuais eram um lixo, literalmente. E não é bem a cara da Apple “vender lixo”. Não falarei muito sobre os novos fones de ouvido por aqui porque eles ganharão uma matéria exclusiva (sim, só para eles – que moral, hein, fones?).

Detalhes adicionais.

  • A câmera agora possui 8 megapixels, Panorama, gravação em HD (1080p) e suas lentes foram melhoradas (e muito!), a ponto de que dificilmente se riscariam, por exemplo. A equipe da Apple inegavelmente fez um ótimo trabalho com a câmera do novo iPhone, e provou, mais uma vez, que não é apenas a quantidade de megapixels que define a ótima qualidade de uma câmera.
  • Há a implementação do Bluetooth 4.0. A novidade agradará poucos essencialmente aqui, no Brasil.

Conclusão.

Os rumores acertaram em cheio. O iPhone 5 é o mesmo que havia vazado a um tempinho atrás. A Apple apenas ignorou os vazamentos (Steve Jobs ironizava eles, geralmente, mas isso não é muito a cara de Tim Cook).

Quer mais?

Quer saber tudo sobre o novo iPhone nos mínimos detalhes? Clique aqui e vá para o site da Apple. As imagens usadas lá são lindas, vale a pena você conferir.

 

25 respostas para Keynote: iPhone 5 – a maior coisa que já aconteceu com o iPhone desde o iPhone

  1. bruno disse:

    quanto de memoria ram?

    • A Apple nunca revela este detalhe. Mas provavelmente os 512MB se mantiveram.

      • bruno disse:

        po se mantiver os 512MB , nao da pra entender o pq. parecer um excelente processador o A6. Enfim, esse fim de ano ta uma briga boa pra escolher qual smart comprar. temos otimas opções apesar de que na minha opiniao, nao gostar do android. acho o WP8 um sistema muito leve e rapido. aposto numa briga boa do iphone 5 com o novo lumia 920.

        abs

      • Duvido, pois com um novo processador a mesma memoria ram não seria uma melhoria muito boa, era como ter um i7 e depois 780MB de ram

      • Stefano disse:

        Não Andre nao se mantiveram agora a memoria e de 1GB como no The New iPad

  2. Flau disse:

    andre, deculpe mas tem so um errinho de escrita no design "Com as esmas capacidades"

  3. Danilo Lima disse:

    Ótimo post, enxuto e realista, como deve ser. Esse iPhone deveria ter sido lançado ano passado. :/

  4. [...] iPod School window.fbAsyncInit = function() { FB.init({ appId : '470372489660387', // App ID status : [...]

  5. Adorei o iPhone, iPod nano, os novos fones(ainda bem que o meu irmão espetou a unha á beira do auricular do fones esquerdo, deixando a receber menos audio) e ADOREI A COBERTURA AO VIVO DO iPOD SCHOOL.

    Rafael Moreira(@Rafa_el_Ribero)

    P.S. Quando sairem os novos Ear-Pod pedirei ao meu pai para mos comprar

  6. Vagner disse:

    Bom pra mim encontrei um problema no design a questão do conector de ouvido ser perto do cabo do carregador significa não mais jogar usando os ambos.

  7. ariel disse:

    to de boa , por enquanto eu vo ficar com meu 4s msm :) só não sei se eu vou atualizar pro ios 6 pq eu gosto mto do google maps, soh vou atualizar qdo tiver a siri em portugues do brasil msm , enfim ateh la eu espero o iphone 6 ou 5s sei la neh!? xD

  8. Kenji disse:

    Parabéns ótima reportagem, poderia ser mais completa, mas esta de bom tamanho.

    Abraços, espero mais reportagens sobre o iPhone 5

  9. joao disse:

    Otima reporttagem! ajudou muito! mas ainda tenho uma duvida, qual sera o preço do iphone 5 desbloqueado nos Estados Unidos? Buatos de que seria o mesmo preço que o bloqueado, ja que houve a criação de uma lei para terminar com o monopolio das empresas telefonicas nos USA. Pode ser verdade isso?

  10. joao disse:

    Ótima reportagem! ajudou muito! mas ainda tenho uma dúvida, qual sera o preço do iphone 5 desbloqueado nos Estados Unidos? Buatos de que seria o mesmo preço que o bloqueado, ja que houve a criação de uma lei para terminar com o monopólio das empresas telefônicas nos USA. Pode ser verdade isso?

  11. Thales disse:

    Os destaques foram pros iPods, já que ninguém procurou e ninguém achou imagens deles..

  12. Souza Rocha disse:

    E quanto ao IOS 6? Quando sai?

  13. Vendo essas coisas, eu fico pensando: o que falta pra Apple inventar?
    Tem tudo no celular!
    Muito bom meeesmo!!!
    :)

  14. Bruno disse:

    Bom além do design, do tamanho, e das mudanças internas de velocidade o que mais mudou no iPhone 5 em relação ao 4s?

  15. Allan disse:

    Será que aquela outra empresa vai TENTAR denunciar a Apple para falar que ela foi a criadora do design? Acho que nao eim ….

  16. Glauber Felix disse:

    Olha, eu acredito que aqui, para o Brasil não vale realmente apena trocar um iphone 4 por exemplo , por este iPhone…. Tem muitas funcionalidedes que iremos ficar limitados aqui, o Siri não tem suporte ao português, a tecnologia LTE não sabemos quando iremos usufruir dele, esse bluetooth mais potente também… Na realidade, ao meu ver ocorre o seguinte : Estamos em um país muito atrasado, as coisas melhoram e não conseguimos acompanhar… É impressionante a quantidade de pessoas que vejo que tem o iPhone 4s e quando eu pergunto : esta usando o siri . eles me respondem : O que é isso?

    Talvez eu até troque o meu iPhone 4 por esse iphone 5 por questões de querer o melhor,

    Eu particularmente não gostei do design, achei feio, não gostei da tela comprida.

    E quais seriam as possíveis 'capas' e 'cases' para esse iPhone ? visto que um bumper case para ele seria horrível, ao meu ver,

  17. [...] Keynote de ontem, como mostrado Ao Vivo pelo blog, a Apple apresentou três iDevices: o iPhone 5, iPod touch 5 e iPod Nano 7G. Apresentou também novos acessórios que já sabíamos que viriam [...]

  18. [...] e dentre elas ou, devido ao grande destaque, sucesso, e repercussão, a maior dela foi o novo iPhone 5. Uma das coisas que mais chamou a atenção nesse iDevice foi a presença do iOS 6. A Apple vem [...]

  19. [...] no blog, em uma cobertura ao vivo de sucesso, todos os detalhes possíveis da apresentação do iPhone 5. No entanto, é difícil a Apple revelar tudo sobre seus produtos, milimetricamente, nos eventos, e [...]

  20. [...] este app é compatível apenas com a versões 6.0 ou posterior e já está otimizado para uso no iPhone 5. Para baixar basta utilizar uma das opções [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>