Desde sempre, o serviço de telefonia móvel brasileiro apresenta um dos maiores déficits do terceiro setor da economia nacional. Concentradas na mão de gigantescas e malvadas operadoras, as mais de 245 milhões de linhas ativas do território tupiniquim já deram bastante dor de cabeça a seus pobres usuários; seja por conta da cobrança de serviços indevidos, da insuportável ausência de sinal ou mesmo das horas e horas despendidas para seu tortuoso cancelamento.

 

 Opinião: Alô? Quem fala?

 

Em meio a esse cenário e em pleno ano de Apocalipse, a Anatel – autarquia que regulamenta as telecomunicações nacionais e que demora para liberar a venda do iPhone no Brasil – decidiu acabar com a festinha que saudava o consumidor com um belo e reluzente nariz vermelho. Proibindo um bando de gente a fazer um monte de coisa, o órgão causou o rebuliço que queria: fez o brasileiro voar no pescoço das gigantes Claro, Vivo, Oi e Tim.

Houston, we have a huge problem!

Anúncios de televisão, promoções relâmpago e retratações que interromperam sua música favorita nas rádios. Com certeza, boa parte dos leitores foram vítimas das desesperadas e veementes tentativas de acalmar o ressentido e irritado consumidor.

Em paralelo, explosões de ira no facebook e twitter, grupos e eventos apoiando intensamente a causa, Fábio Porchat pintado de azul e piadinhas com cenas de novela da Globo mostravam o descontentamento e indignação do pessoal do outro lado da linha.

 

Um cenário de guerra total e plena, com armas apontadas para todos os lados.

Uma guerra, até agora, sem vencedor.

 

Há uns dias, a Anatel decidiu ouvir as mil e uma promessas das agora pobres e desconsoladas gigantes, revogando ao decreto que as proibia de vender novas linhas em vários estados do país. Arqueadas nos mais fortes indícios de boa vontade e de prestatividade, as operadas conquistaram novamente seu espaço, trazendo para o mercado todos seus bilhões de chips que ficaram encalhados durante os breves dias de revolta nacional.

 

E aí, o que vai rolar daqui pra frente?

 

O consumidor permanecerá como eterna vítima da monopolização de mercado? As operadoras que atuam em solo nacional cumprirão o prometido, fornecendo um serviço de qualidade atestada? Continuaremos pagando um dos valores mais altos do mundo para conversarmos enquanto estamos na rua? Receberemos 4G e iPhones 4S gratuitamente, como retribuição pela fidelidade à empresa e pedido de desculpas pelos transtornos?

 

Aguardaremos ansiosamente pelos próximos capítulos desse romance épico.

 

16 respostas para Opinião: Alô? Quem fala?

  1. iNater disse:

    "Receberemos 4G e iPhones 4S gratuitamente" Ai já é demais né.!

  2. Ikarus Senna disse:

    4G e 4S nem nos EUA dão de graça, fala serio, sonhou muito né…

  3. Gente, por favor, compreendam o sarcasmo nos textos, poxa. Todos sabemos que isso seria impossível. 

  4. JuniorGouveia disse:

    Tenso mesmo é o povo que não entende sarcasmo.. falo nada.

  5. Joh Rezende disse:

    Só lembrando que a VIVO nao esta na lista nao! Ela nao teve a venda de chips proibida, alias entre tdas a VIVO ganha de lavada em termos de sinal!

    • Juniiior Gouveia disse:

      Porém está ali, na mesma que as outras, pagamos caro por um simples serviço de telefonia, pelo preço que pagamos deveriamos ja ter 7G hehe

  6. iPotter disse:

    Muito bom o texto…  Parabéns

  7. schouery disse:

    Acho que o problema não é só da telefonia móvel. O mesmo acontece na telefonia fixa e no acesso a internet. Tive problemas com a NET e o técnico me afirmou que sobrecarga na rede, eles vendem muito mais do que investem na infraestrutura.

    Mas a situação é péssima faz muito tempo e só agora a Anatel fez alguma coisa. E uma coisa muito, muito pequena. As empresas prometem que vão melhorar, mas todo mundo sabe que isso, se acontecer, mas demorar bastante, já que novas instalações não surgem do dia para a noite.

    E nós ficamos aqui, pagando um valor extremamente alto por um serviço de péssima qualidade. Reféns do cartel das empresas de telecomunicações…

  8. Matheus Boni disse:

    Tem gente defendendo a vivo, mas a vivo nao ta das melhores nao, eu tenho o vivo on no meu iphone pre pago e para carregar a pagina do facebook é um sacrificio, e antes que venham falar que eu expirei o limite de dados, eu nao expirei nenhum limite de dados e minha navegação é lenta sempre, uma bosta, nem video nao carrega, e o plano oferece navegação as redes sociais, e pelo pouco que eu saiba youtube é uma rede social, tenho a impressão que a cada dia que passa fica mais lento, quando comecei a usar a uns 9 meses atras ela funcionava perfeitamente, mas mes a pos mes foi ficando so mais lento.

  9. Rodrigo D. Oliveira disse:

    Achei que ia ler alguma opinião, mas só li oque já aconteceu, ou seja, um fato.

    Minha opinião, essa birra da Anatel deve ter algum desaconchego político. Pq a Anatel sempre foi passiva e complacente com a situação, e dai de uma hora para outra, até CPI ela quer causar?

    Bom para nós, que pelo menos estamos vivendo esse episódio, mas não acredito que vá dar algo realmente melhor para nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>