No dia 29 de abril de 2010, Steve Jobs, em carta aberta publicada no site da Apple, explicou as razões da empresa não permitir o uso do Flash nem trabalhar no desenvolvimento do mesmo para o iPhone e iPad (aparelhos que rodam o iOS). Jobs criticava o padrão fechado do Flash, contra a liberdade do HTML5, CSS e JavaScript, que a Apple adota; a segurança e o péssimo desempenho do Flash em Macs. Para fechar sua carta com chave de ouro, Jobs diz que o HTML5 não só dominaria o mercado de smartphones, como o de PC’s também.

 Jobs estava certo sobre o futuro do Flash: hoje, ele é descontinuado no Android

Então, assim foi: Jobs rejeitou o Flash para o iPhone por comprometer a confiabilidade, bateria e segurança de seus aparelhos, e apostou no HTML5. E ele estava certo: quase dois anos depois, hoje, dia 15 de agosto, o Flash para Android é descontinuado. Quem não baixou antes não pode mais baixar, e esta é a maior prova que o HTML5 entra de vez para substituir o Flash, que certamente se transformará em um termo desconhecido nos próximos anos.

14 respostas para Jobs estava certo sobre o futuro do Flash: hoje, ele é descontinuado no Android

  1. lucas disse:

    queria que ele podesse estar aqui hoje,para inovar mais,e assistir essa.. lamentavel..

  2. Juca disse:

    Mera decisão "política"….funciona muito bem no meu Galaxy…É pesado, sim mas e daí…existe algo perfeito? Lembre-se que os smartfones top de hoje são mais poderosos que muitos computadores de poucos anos atras…

  3. Daniel disse:

    Padrão fechado da Flash?! Algum produto da Apple tem padrão aberto? Que argumentozinho fajuto…

  4. loco abreu disse:

    Essa é uma das grandes bobagens divulgadas por viúvas do steve jobs.
    O flash player é uma realidade e tem muitos sites que utilizam. Só quem é cego pra não reconhecer isso.

  5. Ricardo Ribeiro disse:

    Esses 2 últimos comentários, Juca e Daniel, é claramente comentários de usuários que nem sabe do que está escrevendo, isso não tem nada haver com políticas, O padrão fechado que Jobs se referia era de poder adaptar o flash para o ios, se os softwares da apple fosse padrão fechado a microsoft não iria conseguir produzir o office para mac, quando de diz padrão fechado, ele quer dizer fechado no sentido de que a apple não pode adaptar melhorias para que o produto funcione melhor em seus sistemas.
    Não confundam as coisas. mesmo que meu dispositivo ïPhone 4s" fosse 10X mais rápido eu não iria gostar de ficar rodando uma tecnologia ultrapassada que além de consumir mais a bateria se torna obsoleto se comparado ao HTML5.
    Leiam e estudem mais sobre o assunto antes de saírem escrevendo bobagens.

    Abraços.

  6. | iPod School disse:

    [...] Flash para Android é descontinuado. [...]

  7. É simples, o flash morrerá porque não sera mais utilizado! Tenho e ainda tenho problemas em muitos sites que utilizam flash graças a previsão do visionário genial Steve Jobs …….

  8. leonardo disse:

    quando compram seus apples buscam no GOOGLE.

    O google planeja a internet do futuro , com 1 GB de conexão e MUITO FLASH, pois não há outra plataforma para rodar aplicações 3d com eficiência (vai vir com essa de html5?)

    apple ARROGANTE já come no prato, o maps da apple é um FRACASSO E o GOOGLE MAPS reina nos ios.

    em breve a apple rodará flash para não ficar para trás.

    não são viúvas do jobs, são AMADORES que não tem a mínima noção de flash e querem comparar brincadeira de criança como jquery ou html5 com flash.

    quando crescerem e programarem como gente grande, param de falar besteiras

    • Paulo Edson disse:

      o google investe em html5 sim, para de falar asneiras.
      Entre no teste de html5 no youtube, o chrome suporta: tags de vídeo, h.264 e WebM. E o navegador de vocês suporta todos? Postem o resultado. Esse teste de html5 daqui a pouco faz até aniversário e o amigo me fala que asneira. aff http://www.youtube.com/html5?hl=pt&gl=BR

  9. Orlando disse:

    Infelizmente o Flash será descontinuado. O desempenho se comparado hoje do HTML5 pro Flash é muito notável. Os renderizados do HTML5 são uma droga. Flash vai ser substituído por algo que não está a sua altura ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>