Ontem foi anunciado o veredito sobre o que era considerado o julgamento mais importante dos últimos tempos: a guerra de patentes travadas entre a Apple e a fabricante sul coreana Samsung.

 Apple ganhou da Samsung!

A Apple ganhou a causa e a Samsung, por perder a batalha no tribunal, foi condenada a ressarcir a Firma de Cupertino, pagando uma multa da ordem de 1 bilhão de dólares.

O interessante é que esta vitória da Apple pode abrir precedentes para outros julgamentos que ainda estão por vir, onde outras gigantes da tecnologia como o Google, Motorola e outros vão ter que repensar o modo de produzir devices sem ter que recorrer, e por que não dizer copiar os iDevices blockbusters que a Apple lançou (e que ainda pretende produzir)?

Escrevo isto porque me lembro como eram os celulares lançados até o ano de 2007 e depois, quando o iPhone Classic foi lançado. Muitas pessoas criticaram a entrada da Apple neste segmento que para a Maçã era uma incógnita. Muitos previam que a Apple iria fracassar nesta empreitada.

Pois bem, passados alguns anos, a maioria dos fabricantes de smartphones praticamente copiaram o design vencedor do iPhone 2G e posteriormente iPhone 3G, e você não pode imaginar neste caso que qualquer semelhança é mera coincidência.

Os critícos de plantão até podem querer argumentar: mas a Apple também copia produtos de outros fabricantes! Eu discordo. Ela pode até copiar, só que ela faz uma releitura para que o produto que ela lance não caia na mesmice de seus concorrentes, incorporando novidades nunca antes imaginadas e é nisto que a Apple é diferente. É o contexto daquela velha frase: “Pense diferente” .

screen shot 8 24 12 at 8 33 05 pm e1345905083406 Apple ganhou da Samsung!

Ontem mesmo Tim Cook, o atual CEO da Apple, liberou um memorando interno para os seus empregados, comentando a respeito da vitória nos tribunais. Vale a pena ler este comunicado porque a mensagem é linda:

Hoje foi um dia importante para a Apple e para as empresas inovadoras em geral.

Muitos de vocês têm acompanhado o processo contra a Samsung em San José nas últimas semanas. Com muita relutância, nós optamos pela ação legal, e fizemos isto depois de pedir constantemente para a Samsung para parar de copiar os nossos projetos. Para nós, este processo tem sido sempre sobre algo muito mais importante do que as patentes ou dinheiro – é tudo sobre valores. Valorizamos a originalidade e a inovação, e dedicamos as nossas vidas para fazer os melhores produtos do mundo. E fazemos isto pela satisfação de nossos clientes, e não para os concorrentes flagrantemente copiarem tudo.

Temos uma dívida de gratidão com o júri, que investiu o seu tempo para ouvir a nossa história. Ficamos felizes pela oportunidade de dizer isso. A montanha de provas apresentadas durante o julgamento mostrou que a cópia da Samsung foi muito mais profunda do que podíamos imaginar.

O júri agora já falou. Nós o aplaudimos por mostrar que o comportamento da Samsung foi intencional e por enviar uma mensagem forte e clara de que roubar não é certo.

Hoje, os valores ganharam, e eu espero que o mundo inteiro ouça.

Confira a resposta da Samsung para o resultado de ontem:

O veredito de hoje não pode ser visto como uma vitória da Apple, mas sim como uma perda para o consumidor americano. Isso vai levar à menos opções, menos inovação e preços mais altos. É lamentável que a lei de patentes pode ser manipulada para dar a uma empresa um monopólio sobre os retângulos com cantos arredondados, ou tecnologia que está sendo melhorada a cada dia pela Samsung e outras empresas. Os consumidores têm direito de escolhas, e eles sabem o que estão comprando quando adquirem nossos produtos. Esta não é a última palavra neste caso ou em batalhas sendo travadas nos tribunais em todo o mundo, alguns dos quais já rejeitaram muitas reivindicações da Apple. A Samsung vai continuar a inovar, oferecendo, assim, opções para o consumidor.

Samsung Charger1 Apple ganhou da Samsung!

5731991626 79a0410333 z e1345907390147 Apple ganhou da Samsung!

samsungCopiedEverything e1345907622440 Apple ganhou da Samsung!

nexus s white Apple ganhou da Samsung!

Mas no final das contas quem vai ganhar com tudo isto somos nós, consumidores, já que teremos mais opções de escolhas, e agora talvez mais diferenciadas devido aos rumos que o julgamento de ontem tomaram.

É claro que a Samsung vai recorrer do resultado, mas isto mostra que este é apenas o começo de uma batalha de patentes que ainda está por vir envolvendo a Apple e outras fabricantes de produtos eletrônicos.

Quem sabe à partir de agora os concorrentes da Apple não arrisquem mais e criem também produtos inovadores, criando assim novos mercados e consumidores.

Via: 9To5Mac

28 respostas para Apple ganhou da Samsung!

  1. HeitorStifler  disse:

    A justiça foi feita. A Samsung copiou o iPhone descaradamente e achou que ia ficar sem punição. E o pior de tudo são duas coisas ao meu ver:

    1º) A Samsung querer sair de 'coitadinha' depois do julgamento e querer voltar o consumidor contra a Apple dizendo que vai ser uma perda pros consumidores, acho isso ridículo, fala em inovação sem ter inovado em nada, se hoje o design do Galaxy S III (por exemplo) é diferente do iPhone, isso foi só pra evitar mais processos e porque um dia do design do Galaxy S e S II foram cópias do iPhone.

    2º) Os fandroids irritantes ou sumiram ou estão em todos os sites morrendo de raiva da Apple. Alguns com o argumento de que venceu aquela que empurra um smartphone a R$2.000 para os brasileiros, e esquecem o preço das porcarias chamadas Galaxy por aqui, ridículo mesmo.

    • Ricardo Oliveira disse:

      Por mais que eu também goste da Apple, nunca vai ser ruim para os consumidores que haja concorrência, cara. Tudo bem que muita coisa é igual nos celulares da Samsung em relação ao iPhone, mas ainda sim eram bons aparelhos. Claro que não pode simplesmente copiar, mas também as coisas não tem que ser sempre inovadoras, tanto que o próprio iPhone já não apresenta tantas novidades assim no decorrer dos lançamentos. A questão do preço é relativa, pois apesar de ainda ser muito caro, o Galaxy é algumas centenas de reais mais barato que o iPhone, o que é muito dinheiro para a grande maioria das pessoas.

      • HeitorStifler  disse:

        Eu não reclamo de concorrência, cara, também acho que ela é totalmente necessária e se a Samsung não tivesse copiado, a Apple poderia muito bem ter 'segurado' algumas novidades e trazê-las de forma mais lenta já que o consumidor só teria uma opção: o iPhone. Mas o que eu quero dizer é que, a concorrência é legal se for entre duas ou mais empresas e suas criações próprias, que sejam fruto apenas da imaginação e criatividade dos responsáveis pela criação dos produtos, o que não é o caso, visto que temos uma cópia clara por parte da Samsung em relação a Apple.

        • Rodid disse:

          Cara, acho que vc não entende de nada…a apple copia tudos e todos…cai na real amigo. A apple com a filosofia travada dela só perde…olhe os MACs e olhe o iphone…use um android de qualidade por um tempo e depois me diz se vc vai querer ver um iphone de novo…é muito óbivio…só não vê o fanático cego…e aí contra isso é difícil argumentar.

          • iMark disse:

            Você está comentando em um blog que fala sobre os produtos da Apple e ainda quer ter a razão? Se liga rapaz :-P

            • Rodid disse:

              E dai?, É proibido falar a verdade? a razão é dependente do lugar onde está?
              Como tudo na vida, dê argumentos do que vc diz, caso contrário é apelação. Já tive 3 iphones e posso falar com certa experiência. Gostava muito até ver que a concorrência tava fazendo muito melhor e o iphone propositalmente travado pelo fabricante?. iOS de 5 anos atrás, praticamente igual a quando foi lançado e ainda por cima travado de propósito pelo fabricante? iOS em que o sujeito não pode nem por um ícone na tela? Apagar uma música no aparelho? Um MAC OS que nem se podia até puco tempo atras usar aplicativos em tela cheia? Calma aí…vc acha isso bom? Verdade seja dita. Mas esqueci, o iphone é mágico!

          • HeitorStifler  disse:

            Ok, "Sr dono da verdade", vou discutir com um fandroid declarado não. E só pra ficar claro, eu não dou opinião sobre o que eu não conheço, usei por 5 meses um Galaxy S (junto com meu iPhone) 4S e nunca, NUNCA usarei essas b*stas desses androids de novo. JAMAIS trocaria meu iPhone ou qualquer outro iPhone que já tive por um android. Você fala em fanatismo, e é interessante vir em um blog sobre a Apple e quer ter a razão toda, como disse o iMark, brincadeira kkk.

            • Rodid disse:

              Sem argumento não se resolve nada…Mas tudo bem…cada um tem direito a sua opinião honesta, não é mesmo? Estamos em um país livre.

            • Pedro disse:

              Num pais livre onde com tantos lugares pra tu ir, tu escolhe discutir num blog de fanboy sobre copyrights da Apple,cara se tu qr saber eu tenho um Galaxy S,SII e um S3,comprei sempre apostando nas "novidades" da Samsung e adivinha,meu 3GS faz tudo que todos esses que foram lançados depois fazem,alem de poder rodar 999x a mais como por exemplo o proprio android se qser defender esse sistema copião,pegue um exemplo como o Atrix um cel. Definitivamente diferente do iPhone e com uma proposta revolucionaria.
              E caso tu não tenha visto as imagens acima veja e me diga se não é cópia

            • Rodid disse:

              Só queria saber qual o poder a apple exerce sobre pessoas assim..Será a mente fraca do sujeito que faz ele adorar uma marca de telefone e brigar por ela incondicionalmente? Fanatismo? Infantilidade? Será que amanhã ele não vai sentir vergonha do que diz, pois nada é eterno e pode mudar de ideia? Quanto tempo demora um sujeito pra descobrir que isso não vale a pena e nem apple nem samsung tá nem aí pro cara, além de querer pegar o dinheiro dele?

      • zanitecnologia disse:

        Concordo com o geral e com você Ricardo.
        Dinheiro é uma questão importante.
        E pensando sobre essa questão de cópia, a Apple logo vai querer patentear a ligação, porque atender apertando um botão verde é somente dela……rsrs
        Tem coisas que devem ser mais equilibradas…..
        Mas o julgamento já foi, cada uma das partes com suas razões e agora bola pra frente, esperando alguma coisa que ajuda o consumidor, porque até agora não veio nenhum benefício pra gente….

    • Wison27 disse:

      Falou Tudo

  2. Pedro de Paula disse:

    Texto de um fan boy apaixonado. Veja todo o resto do mundo e verá o quanto é ridículo a reclamação da Apple, ou você gostaria de andar de carro de 3, 5 ou sei lá quantas rodas? No seu entender somente Henry Ford poderia criar carros? É isso?
    Deixe sua paixão de lado e pense no mercado em geral. Em qualquer tipo de indústria existe cópias ou inspirações vindas do concorrente. Muitas patentes que a Apple reclama são extremamente ridículas e básicas. O formato do iPad, que eu possuo, eu já fazia no word da Microsoft a anos. Pode ver lá nas formas básicas o retângulo com cantos arredondados.
    Abram seus olhos e vejam além.

    • Adriano disse:

      Eu me pergunto então como a Nokia, a Sony e as outras fabricantes conseguem fazer aparelhos differentes do iPhone. Claro que é dificil construir aparelhos com telas sensíveis ao toque que sejam totalmente diferente do que temos atualmente. Mas a Samsung abusava disso, não só me refiro ao aparelho em si, me refiro a tudo, pelas imagens do post da pra ver claramente isso. O formato de carregador, o cabo USB e a caixa, essas realmente são as únicas opções que se tem?!

      • Rodid disse:

        Gosto da apple porque ela nunca copia e nunca copiou nada de ninguem.

        • HeitorStifler  disse:

          *** "Gosto da samsung/android porque eles nunca compiam e nunca copiaram nada de ninguem"

          • Rodid disse:

            Toda grande empresa copia algo de alguém em um dado momento e toda grande empresa tem ideias criativas que colocam em prática. O fato da apple ter ganhado de seja lá quem for, foi uma decisão meramente arbitrada por um juri, diga-se de passagem, severamente influenciado pelo nacionalismo…mas será que isso faz da apple uma santa? Cada um vê oque quer ver não é mesmo?

  3. Carlos Ricardo disse:

    Realmente, a cópia feita pela samsung foi no mínimo descarada. Mas com esse dinheiro, a Apple bem que podia baixar os preços dos produtos, hein? Afinal, eu não defeco dinheiro…

    • HeitorStifler  disse:

      Concordo plenamente com você. Uma das maiores razões pela participação do iOS (falando só do iPhone) no mercado de smartphones ser menor que Samsung/Android, não é exatamente porque os androidianos amam o Android, e sim, o preço bem alto da Apple. Compro e comprei todos os modelos do iPhone porque gosto muito, mas é realmente abusivo esses preços da Apple.

      Se baixasse o valor dos seus produtos, com toda certeza iria aumentar (e muito) suas vendas e participação no mercado, que já é enorme.

  4. loco abreu disse:

    A Samsung foi processada pela apple porque hoje é líder no mercado.
    Essa ação vale só para os EUA e só um inocente não percebe que a Samsung jamais ganharia contra uma empresa americana num processo julgado por americanos.

  5. william disse:

    veja o cenario: são duas empresas capitalistas que tem um único
    e claro objetivo: LUCRO. Duas empresas Que
    lucram bilhões se aproveitando de mão de obra
    barata de países superpopulosos.
    No mundo capitalista, em que se procura o lucro desenfreado, não existe ética, “tudo que for possível para uma
    empresa ferrar com a concorrência sera feito. Se o departamento jurídico de uma das empresas viu brechas nas leis de patentes que permitiam um processo, parabéns pela sua competência. A Samsung se tivesse a chance faria o mesmo. O Pior que que as pessoas absorveram tanto esse capitalismo doentio, que elas defendem empresas que não lhes da nada, a não ser um simples
    aparelho eletrônico em troca de muito dinheiro,como se fossem a sua família. lamentavel viver nesse mundo…

  6. [...] dia 25, publicamos a notícia da vitória da Apple sobre a Samsung na longa guerra de patentes entre as duas empresas. Apesar da decisão, a Samsung [...]

  7. [...] final de agosto, A Apple ganhou da Samsung em processo nos Estados Unidos, e a sul-coreana foi condenada a pagar 1 bilhão de dólares para a [...]

  8. [...] sul-coreana nos EUA, que foi condenada a pagar uma multa de um bilhão de dólares [leia mais: "Apple ganhou da Samsung!" – 25/08/2012]. A partir daí, a relação entre as duas empresas foi de mal à pior. O tema era [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>