Uma integração melhor entre o iOS e o Mac é algo que eu já esperava, num futuro não muito distante. Hoje, a Apple resolveu fazer uma grande surpresa para nós. Em seu site, a empresa criou uma nova página, que destaca o OS X Mountain Lion.

O Mountain Lion nada mais é do que o sistema operacional para Macs que a Apple lançará, é o futuro sucessor do Lion. E a grande marca dele não poderia ser outra: um gostinho de iOS nos Macs, mais ainda! iCloud, iMessage, aplicativo de Notas Lembretes (do iOS 5), Central de Notificação, melhor integração com redes sociais (Twitter, especificamente), Game Center, AirPlay. Já perdi o fôlego, mas ainda tem mais: O novo sistema operacional terá o chamado Gatekeeper integrado, que é um sistema de proteção contra códigos maliciosos e que ao mesmo tempo te dá controle para ver quais aplicativos estão instalados/rodando em seu sistema.

montain lion OS X Mountain Lion: a invasão do iOS no Mac OS X

Esta matéria está sendo feita apenas para anunciar a novidade, posteriormente faremos análises mais aprofundadas do OS X Mountain Lion. Por enquanto, deixo aqui um vídeo feito pela própria Apple que introduz o sistema. Confira-o logo abaixo:

Originalmente, o vídeo está no site da Apple, e acima você confere uma incorporação alternativa do vídeo no YouTube. Confira a versão em alta resolução no site da Apple.

Já podemos sentir um leve gostinho disso por enquanto?

Sim! Desenvolvedores cadastrados no programa de desenvolvimento da Apple podem baixar o Developer Preview agora mesmo, logando-se no developer.apple.com. Mas tem mais: usuários finais também podem experimentar um dos novos recursos. Se for do seu interesse, clique aqui para baixar o aplicativo “Messages” diretamente do site da Apple, em fase beta. O arquivo de instalação é um .DMG de 69MB.

E você, o que achou do Mountain Lion? O futuro Mac OS X 10.8 promete? Deixe suas opiniões nos comentários.

16 respostas para OS X Mountain Lion: a invasão do iOS no Mac OS X

  1. Putinhasafada disse:

    Muito legal! Principalmente a central de notificacao. Mas, soh vem mostrando que o futuro é o iOs. Acredito que o iPad 3 vai deixar o Mac cada vez mais em segundo plano. Nao é a toa que a Appld vendeu 55 milhoes de iPads em 2011.

  2. iMaster Rodrigo disse:

    Na verdade mal vejo a hora de por as mão neste UPgrade. Show de bola mesmo!
    Apple estás a cada dia melhor. Não está perfeita, mas melhor. rs

  3. iMaster Rodrigo disse:

    Aliás, aqui em outros países não tem problema com net, super velóz, mas aí no BR já sei que o bixo vai pegar. A Apple já anúnciou que não terá o estiliso e minimalista Pendrive para instalar o sistema. Assim imaginem a net toda vez que tiver de baixar o bixo só pra restaurar o sistema?
    Teremos de abrir mão de alguns artifícios para gravar no Pen que aliás é muito mais bacana e rápido na instalação. Cá entre nós.

  4. Fellipe Arnold disse:

    Ansioso pra sair logo… Cada vez melhor… Apple is the best!!!

  5. Anonimo disse:

    moUntain

  6. Evandro disse:

    Ah como eu queria ter um Mac.. =/

  7. Luís Felipe disse:

    Parece até pegadinha de 1º de abril de tão bom que é!!

  8. Luã Ceneviva disse:

    Eu mudaria muita coisa nesse sistema, mas ta muito legal as coisas que vieram do iOS

    A Central de Notificações deveria ser la em cima acho eu, mas o iMessage ai vai ser otimo mesmo

  9. Luã Ceneviva disse:

    Ah sim, o ícone achei mais bonito o do Lion, mas podiam colocar esses aqui né *—* http://free-pictures.dailypictures.info/free-pict

  10. Luiz disse:

    Já outra versão? Apple, apple assim você me mata…

  11. Rafael Dragone disse:

    Ja sabem se vai ser de graça ?

  12. Anônimo disse:

    Com este lançamento por parte da Apple, eu chego a seguinte conclusão: com a popularização do sistema iOS presentes nos iDevices, iPhone, iPad e iPod touch, e devido a sua simplicidade e facilidade de manuseio, nada mais justo que a Apple implemente estas mudanças no sistema Mac OS .

    Se bem que, a médio e longo prazo, posso estar errado, a tendência é que a Apple unifique o sistema operacional, sendo universal com todos os seus produtos, assim ganha a Apple, pois os usuários já conhecem o iOS e ganha a Apple porque assim ela com certeza vai atrair mais usuários, que já estão familiarizados com o iOS.

    Quem sabe não seja um futuro Mac iOS, tudo encaminha para esta direção.

    Abraços para todos.

  13. Robim disse:

    bom mesmo vai ser poder usar o jogos do ios no mac, assim o mac vai entrar de vez no mercado de jogos e incentivará as grandes produtoras de jogos

  14. Pliniojose666 disse:

    sem atualização free pra quem tem o lion?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>