O aplicativo GarageBand, um dos melhores para plataforma iOS para criação e edição de áudio, esconde alguns recursos fantásticos, que infelizmente, são pouco explorados. É o caso do simulador de pedaleiras e amplificadores para guitarras, contra-baixos e violões.

Amplificador 640x307 Um recurso que poucos conheciam: Use o GarageBand como pedaleira!

Na aba “Guitar Amp”, encontra-se uma gama enorme de recursos para instrumentos reais,  com vários amplificadores, pedaleiras, afinadores e controles de equalização completos. Seja você um músico profissional, amador ou leigo, tais recursos trazem uma ótima ferramenta tanto para diversão quanto para trabalho.


pedaleiras 640x257 Um recurso que poucos conheciam: Use o GarageBand como pedaleira!

O aplicativo conta com 10 tipos de pedaleiras ajustáveis, como compressor, fuzz, delay, auto-wah entre outros.  Na aba amplificadores, há 4 tipos de efeitos, com um som mais limpo e claro, para jazz e blues por exemplo, e efeitos mais pesados, para rock e heavy-metal. Dentro dos 4 tipos de amplificadores, há 8 variações de efeitos, ou seja, são mais de 32 tipos de efeitos ajustáveis.

Outro recurso bem bacana do GarageBand é a presença de um afinador digital, que te auxilia para chegar na afinação perfeita do seu instrumento:

afinar 640x293 Um recurso que poucos conheciam: Use o GarageBand como pedaleira!

O mais interessante, é que além de simular tantos efeitos, suas obras podem ser gravadas, ou seja, você não precisa se limitar aos “smart instrumentos”.

Para usufruir dessas ferramentas, você precisa de um cabo que conecte a guitarra ou contra-baixo no seu iPad ou iPhone/iPod, como o conector iRig. Também é possível usando o microfone do igadget, mas a captação de áudio não fica tão limpa.

E nós do iPod School, estamos preparando um vídeo bem bacana para demonstrar essas ótimas funções do app, e quem escolhe a música, é você! Deixe aqui nos comentários a musica que você gostaria que fosse simulada no GarageBand, e junto com o vídeo demonstrativo, tocaremos a música escolhida.

Para qualquer dúvida sobre o uso de guitarra no GarageBand, o cabo utilizado e as demais funções, entre em contato pelo email [email protected]

Forte abraço, amigo leitor!

30 respostas para Um recurso que poucos conheciam: Use o GarageBand como pedaleira!

  1. Jeomanmg disse:

    Eugene's trick bag!

  2. Parabéns Bruno! Você manda bem com música, hahaha, já te falei isso. Valeu pela dica!

  3. Jjwnajm disse:

    Na boquinha da garrafa — tchan

  4. So uma duvida bem basica e rapida… alem de guitarra, funciona tambem com violão eletrico??????????? (so possuo um violao eletrico, nao tenho guitarra…)

  5. SamuEX disse:

    Brunão,
    Show de bola você falar um pouco do GarageBand. Ele é realmente fantástico!
    Eu amo e me divirto mais com ele do que com jogos.
    E cara, nao entendi uma coisa: vc fala de 4 amplificadores, sendo que existem 9 tipos.
    Fora que vc pode, além dos pedais, trabalhar com equalização (grave, medio, agudo) presence, ganho…

    É show!

    • Anônimo disse:

      E ae SamuEX!
      O GarageBand é realmente incrivel cara!
      Quanto aos amplificadores, os 4 tipos que eu me referi são os que ja vem pré configurados no app, que são o "Clean", o "Crunchy", "Distorted" e o "Processed", e dentro de cada um deles vem mais 8 tipos. A diferença entre eles, eu acredito, está basicamente na distribuição da equalização de ganho, reverb, tremolo, grave, médio, como vc mesmo disse. Claro que isso pode ser totalmente reconfigurado depois!

      É isso ae cara, abraço!

  6. Leonardo Balieiro disse:

    Amigo, me ajuda, por favor. To com um iphone 3GS com bb do ipad. Eu posso atualizar pro iOS 5.0.1 ? Fica com a mesma baseband ? Ai eu poderei fazer o jail e unlock ? Meu cydia deu pau, adicionei uma source aqui, apagou tudo !

  7. Betoacademia disse:

    Gostaria de aprender mais sobre app. Obrigado pela dica.

  8. Danielaraujo297 disse:

    toca Sweating Bullets do Megadeth

  9. Joao Vr disse:

    E tbm possui videos ensinando a tocas alguns inatrumentos

  10. José Roberto disse:

    Swee Child o' Mine, toca só o Riff que tá bom mesmo!
    Charlie Brow de Coldplay, Mylo Xyloto, é boa (todas são! :P)
    Obrigado pela dica! Enquanto eu não tenho uma guitarra eu me viro aqui com o meu violão, e enquanto eu não tenho um iPhone 4 eu me viro aqui com o GarageBand do Lion. Falando nisso, eu to com problemas ao conectar o microfone. Testei no meu MacMini intel core 2 duo de 2009 com Lion e não reconheceu, testei em outro MacMini Server do modelo mais novo (acho que é de 2010, não me lembro), Intel Core 2 Duo também, com Lion e não pegou. Será que vocês tão tendo o mesmo problema aí? Uma solução pode ser matéria de um post, quem sabe ajudará outras pessoas do iPS :). Obrigado.

    • Anônimo disse:

      José Roberto,

      Boas dicas de músicas, acho bem possível da sua ser escolhida!
      Quanto ao GarageBand, usamos a versão do iOS (mais precisamente no iPad 2) com um cabo como o iRig, mas feito por mim mesmo. Já quanto ao problema do seu microfone, nós estudaremos o problema e se for o caso, faremos sim um post relacionado! Qualquer dúvida, entre em contato por email! Abraço

  11. André Solis disse:

    Bruno, tenho uma duvida sobre o Garageband de iOS.
    Porque o som de monitoração é diferente do mesmo som gravado? É como se o de monitoração fosse um 'mono' e o gravado fosse 'stereo' rs

    • Anônimo disse:

      André,
      Você está usando qual cabo pra conectar o instrumento no igadget?

      • André Solis disse:

        Cabo P10 mono, um cabo normal de guitarra. A questão é que o som que toca na página de faixas de audio (onde aparecem as gravacões) é diferente do som que sai na aba de instrumentos "Guitar Amp". O som que você ouve ENQUANTO grava é diferente do som que é gravado, que por sua vez é melhor. Tentei ser o mais claro possível kkkk

        • Anônimo disse:

          Então André, pelo que me parece, o som gravado passa por uma espécie de filtro, que busca eliminar ruidos, distorções que "não eram para estar lá" entende? Haha mas eu nao compreendi qual cabo você está usando pra conectar a guitarra no iPad, se é um iRig por exemplo, ou se vc está usando o mic do idevice…

  12. Gabriel--anderson disse:

    Monarchy of Roses – Red Hot Chili Peppers
    Para usar varios efeitos (:

  13. Bruno Gall disse:

    Essa já sabia, mas é uma boa compartilhar. Mas no momento, espero meus pedais da Boss e meu wah wah da Fender chegar e fazer meus solinhos perfeitos. <3

  14. Gustavo disse:

    Como faço pra, nos instrumentos virtuais, ir pras casas mais agudas?! Só consigo usar até a casa 7. =/

  15. Jamir disse:

    Ótimo post Bruno. :D só uma dúvida, posso jogar o som para o amplificador pela saída de áudio do iPad(com o adaptador, claro) sem possíveis danos para o iPad, certo?
    Toco contrabaixo e gostei demais da idéia de usar ele como uma pedaleira.. só fiquei nessa dúvida ai sobre jogar ele para o amplificador, para poder usá-lo em ensaios da minha banda.

    Valeu! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>