Acho este assunto interessante para ajudar muitas pessoas, por isso venho aqui hoje compartilhar com todos vocês esta dica.

Embora o foco desta matéria é nosso precioso iPhone, a mesma dica em geral serve também para qualquer outro Smartfone ou celulares convencionais. Exceto alguns raros casos.

Muitas pessoas têm seus aparelhos roubados ou perdidos durante o ano, algumas pessoas erroneamente crêem que nada ou pouco pode ser feito para dificultar a vida de quem rouba o aparelho ou quando o mesmo perde-se e alguém acha, simplesmente não o devolve.

A verdade é que nós Brasileiros já representamos o quinto lugar do planeta em uso de celulares, são mais de 180 milhões e os números não param de crescer a cada ano.

10 IMEI, um bem necessário para as piores horas.

Como sabemos o iPhone tem diversas funções, estas dentre as quais podemos destacar, GPS, WiFi, 3G, grande memória interna, tela HD, Bússola, Giroscópio, mult-touch, acelerômetro, dentre muitas outras funções que se destacam entre sua afinada engenharia com o melhor software de Smartfone do mundo.

Mas como nem tudo é um mar de rosas, não são apenas os proprietários destes aparelhos que despertam a atenção a sua atenção nestas funções, os ladrões também estão de olho no que você carrega no bolso. Falando novamente em números, você sabe quantos aparelhos são roubados no Brasil todos os anos?
11 300x223 IMEI, um bem necessário para as piores horas.Um milhão! Dados do Ministério da Justiça estimam que todos os anos esse montante de pessoas ficam sem celular. Obviamente, o número deve ser muito maior, pois esse valor corresponde ao número de furtos que foram registrados nas delegacias do país.

Hoje você vai conhecer uma arma na luta contra o roubo de celulares: o bloqueio do IMEI. Realizar esse tipo de bloqueio em conjunto com o seu chip GSM não permite que o espertinho que roubou seu celular o use, venda ou troque.

GSM inovação com certo problema

A tecnologia nos trouxe uma boa liberdade, de permanecer com nossos aparelhos e trocar de forma simples e em segundos o número do mesmo por meio do SIM Card GSM. Isto ajudou e muito na hora e migrar de uma operadora para outra sem as burocracias de antes com aparelhos ao qual carregavam o número ligado ao aparelho.

Mas se por um lado as coisas ficaram fáceis para nós, o mesmo aconteceu para os ladrões que se multiplicaram após este BOOM do GSM. Bastava pegar um aparelho qualquer, arrancar o seu chip e vender para outra pessoa ao qual a princípio bastaria trocar o Sim Card sem problemas de sair falando e sem restrições.

IMEI é a solução

Levando em consideração o já citado acima, percebemos o porque de uns tempo pra cá este tipo de roube tem aumentado, mas tem um recurso que podemos nos salvaguardar que está intimamente ligado ao aparelho GSM. Todo aparelho GSM tem um número IMEI, bloqueando este, bloquea-se o aparelho para fazer ligações. O dono pode bloqueá-lo e evitar que seja usado em operações ilícitas. Basta entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio do chip.

Para inibir o roubo de celulares a ANATEL, o Ministério da Justiça e operadoras do país assinaram um acordo que permite o bloqueio total do celular pelo IMEI. Para quem não sabe, IMEI quer dizer International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) e permite que cada celular tenha um número único, como se fosse um chassi de carro ou um código de série.

O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, na bandeja do Sim Card do iPhone ( em outros aparelhos celulares e Smartfones, fica no espaço destinado à bateria) ou digitando *#06# no aparelho. Todo celular habilitado tem seu IMEI registrado em um bando de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamentos).

Quando um IMEI é bloqueado, as funções que dependem da operadora como, ligações e conexão com a internet ficam indisponíveis. No caso do iPhone perde-se muito com isso e fica muito mais difícil do bandido passar o aparelho pra outra pessoa. Quem vai querer um celular para usar apenas como agenda, despertador ou GPS?

Bloquear o IMEI é simples

Bloquear o IMEI é a única garantia (diga-se de passagem que hoje, infelizmente tem recursos para liberar o aparelho, embora isso é algo difícil e nem tão barato de se fazer) que você tem de que o ladrão não vai usar seu celular e nem tirar proveito de uma coisa que é sua. Para evitar transtornos, sempre mantenha o IMEI em um lugar seguro. Se você não tem a caixa, anote o número e guarde-o em casa, dessa forma se algo acontecer você tem o que precisa para solicitar o bloqueio.

1° Faça um Boletim de Ocorrência

Se o aparelho foi furtado ou você o perdeu, a primeira coisa a fazer (sempre) é ir até uma delegacia (ou virtualmente) e solicitar um Boletim de Ocorrência – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Em alguns estados é possível solicitá-lo pela internet, sendo assim, procure o site da Polícia Civil para encontrar a Unidade Policial mais próxima.

Mesmo que a possibilidade de recuperação do aparelho seja pequena, sempre faça um BO, pois com ele em mãos é possível provar que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos.

2° Converse com a operadora

Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou e-mail e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.

Quando você perder ou tiver o celular roubado sempre (sempre mesmo!) faça um BO. Além disso, bloquear o aparelho é indispensável, pois quanto mais pessoas fizerem isso, menos visados serão os telefones.

#FICADICA :)

71 respostas para IMEI, um bem necessário para as piores horas.

  1. Anônimo disse:

    Se você perde ou é roubado e bloqueia o IMEI, mas recupera, seja pela polícia ou quem encontrou devolveu, há como reverter a solicitação?

  2. Pierre disse:

    INFELIZMENTE HÁ UMA PANCADA DE PILANTRA POR AE Q DESBLOQUEIA FACIL FACIL, MAS…

    • Anônimo disse:

      No centro tá cheio, e o pior, são funcionários das próprias operadoras. Ouvi falar que Oi funcionava em alguns iPhones com IMEI bloqueado!

  3. Fernando Palá disse:

    E a possibilidade de tentar rastrear com o Find my Iphone fica indisponível, já que nao terá como conectar no 3g nem wifi! =/

  4. Arthur Gomes disse:

    Rodrigo Boa tarde gostaria muito de saber se existe uma previsão para o unlock da BB 04.11.08.. obrigado!

  5. Rafael Dragone disse:

    Nunca fui roubado e nem perdi nenhum aparelho, mas se caso acontecesse de perder meu iPhone, entraria no iCloud e bloquearia o iPhone por lá…

  6. Bruno disse:

    ~bando~ de dados

  7. Denão disse:

    Por isso é muito importante também manter o iPhone bloqueado por senha, e de preferência alfanumérica, pois se mesmo que o nóia restaure pelo iTunes, a senha será solicitada…

  8. JanjaBoy disse:

    ……tempo pra cá este tipo de roube tem aumentado………
    Acho que seria roubo, não?
    ————————
    Para quem tem IPhone tem outros numeros que também ficam disponíveis no iTunes.
    E, acho que mesmo mandando bloquear, fazer BO, e tudo para complicar a vida do ladrão, é bom fazer seguro, tenho segura do iPhone e iPad, já usei para o iPhone.
    Só fico imaginando as coisas não só aqui, mas, no mundo, e duvido que gente que conhece "gente" qua manda no "cara" que vende celular que "neguinho" pegou do alheio, não mande ré-ativar o aparelho.
    É quase uma "conspiracy theory" é verdade, mas eu não duvido mesmo! ;)

  9. Ricardo Pereira disse:

    Só esqueceu de dizer que o iphone funciona muito bem como ipad touch. Kkkkkkkkkkk!

    Abraços.

  10. Ricardo Pereira disse:

    Ops… Correção, iPod touch. Mesmo o aparelho quebrado dá um lindo peso de papel, os bandidos vendem de qualquer jeito. Se até xing ling dá negócio nos dias de hoje.

  11. iMaster Rodrigo disse:

    Sim claro, como eu disse na postagem, existe meios para ratirar da chamada Blacklist, mas o recurso do IMEI está para dificultarmos tb a vida do maldito ladrão.
    Se todo cidadão fazer a sua parte, mesmo que um iPhone fique como um iPod de Luxo, vamos dificultar a vida do mesmo e nçao simplesmente deixar passar sem fazer nada. Além do mais tramita um rumor entre engenheiros de minha profissão sobre uma suposta nova segurança, seria um tipo de IMEI 2. Vejamos se isso sai do papel.

    • Anônimo disse:

      O interceptor ou o ladrão vai ter um iPod um pouco mais pesado, e que não conseguira passar pra frente, pois eu mesmo não teria interesse em iPhone blacklist, prefiro meu 3GS suado e comprado na Tim rs

      • alene disse:

        por 30 reais desbloqueiam o imei, infelizmente hoje e assim e a apple nao te ajuda se tu for com um roubado na loja eles nao fazem nada, eles querem que vc seja roubado pra comprar outro.

  12. Franklin disse:

    Desbloqueio imeis…rsrsrsrsrsrs

  13. Joao_afanasy disse:

    Olá amigos do iPod School, quero pedir a ajuda de vcs. Hoje eu perde meu iPhone 4, não tenho certeza, mas acho que fui furtado. O problema é: Assim que dei por falta do meu aparelho, tentei rastreá-lo pelo find my iphone, no entanto, o telefone estava desligado, enviei algumas menssagem pelo próprio sistema, com a esperança que se alguem o encontrar me ligue (acho que isso não vai acontecer, mas não custa tentar). Minha duvida é: Caso este pessoa que pegou o aparelho e o desligou, não ligue, eu não poderei localizar-lo via find my iphone, pois precisa que o aparelho esteja conectado via wi-fi ou 3G não é? Assim sendo, se ele restaurar o telefone, perderei o serviço de localização e não poderei mais encontrar meu aparelho? E ai só me restará bloquear o imei? Eu não tenho a caixa do aparelho, nem o número do imei anotado, mesmo assim, ainda posso bloqueá-lo junto a minha operadora? Peço por gentileza que me respondam o mais rápido possível, pois, dependendo de suas informações irei tomar algumas atitudes. Obrigado.

    • Célião disse:

      Neste caso a única coisa que poderá te ajudar é a nota fiscal do aparelho, nela esta escrito o numero do IMEI. Caso vc não tenha vá até a loja onde foi comprado o aparelho e solicite a segunda via da nota fiscal após isso vc poderá fazer o bloqueio mas se mesmo assim vc não conseguir a nota terá uma última alternativa que é solicitar a operadora o rastreio do número do celular por chamada mesmo assim isso é muito dificil e não se identifica IMEI por esta operação vc apenas conseguiria descobrir onde ele se encontra mas se ninguem atender a ligação ou o chip foi destruido ou jogado fora não haverá possibilidade nenhuma.

  14. Pauloeder disse:

    comprei o meu no paraguiy e nao pegui nfe brasileira, tenho imei dele tem como bloquear? roubaram o meu a duas semanas

    • Célião disse:

      se estiver desbloqueado sim! qualquer operadora poderá fazer o bloqueio desde que ele seja desbloqueado de fabrica!

  15. alessandra disse:

    perdi meu cel fora do Brasil.Mesmo bloqueando aqui na Tim, ele deixara de funcionar?
    obrigada!

  16. Mira disse:

    Se bloqueando o IMEI a pessoa ainda assim tem acesso a fotos, músicas, games, alarme … qdo i IMEI é boqueado, as fotos, e musicas que já estão no aparelho ficam a dispor da pessoa que está com o cell??

  17. Alex disse:

    uma coisa não pode esquecer um serviço mt bom do iphone que é o icloud que tem um recurso dos melhores FIND MY PHONE nossa teve 1 vez que eu vi sua função sendo mt bem exercida o meu amigo tem um iphone 3gs e foi roubado e ele nem se lembrava direito desse find my phone ele me ligo(com o cel da mãe) bem loco meio que chorando dizendo que roubaram e se tinha algum jeito de recupera pq eu entendia mais de iphone(eu tinha um 3g)
    ai eu falei pra ele me passa a conta e tals do icloud entramos nela e o retarda nem tinha mexido estava num bairro meio barra pesada aqui da minha cidade passamos o endereço para a policia e graças a deus conseguimos denunciar uma quadrilha meio grande da cidade tinha um monte de aparelhos,notebooks,tvs e até partes de carro pela casa mais de 70% das coisas que tinha na casa era roubado e até hj amo esse recurso velho

    • netto lima disse:

      pow irmão consegui pra mim eu perdi o meu so tenho a caixa dele , e possivel com seguir alguma coisa com isso ???

  18. nadia disse:

    sem o icloud não da pra rastrear? não tenho nenhum dispositivo no meu

  19. renato disse:

    boa tarde…
    Eu encontrei um ipad, ele aparece inativo na tela, nao da pra acessar nada, ele apenas liga e fica na tela de ipad desativado…isso ja tem uns 2 meses, ja deixei ele ligado ate acabar a bateria pra ver se o dono localizava pelo GPS, porem ninguem apareceu ainda..
    Quero entregar ao dono, porem nao tem nenhuma etiqueta de identificacao nada que me leve ao verdadeiro dono
    tem alguma forma de descobrir quem é o dono pelo IMEI ou serial? obrigado

    • Vini disse:

      Amigo restaura esse Ipad ai e usa … se o dono não se interessou até agora , provavelmente já desistiu de encontar…

  20. Fabio disse:

    Adiquiri o meu iphone 3 gs no Japao da pra bloquear pela operadora que estava utilizando(TIM)? ou vou ter que retornar ao Japao para ir ate a loja?

  21. Mariana disse:

    Encontrei um iphone 5 desbloqueado há uma semana e até agora está funcionando normalmente.. Corre o risco de o proprietário ainda bloquear o IMEI? Obrigada!

    • Eduardo disse:

      O IDEAL é você agir de boa responsabilidade e caráter e entregar para o dono!!

    • Anna disse:

      Nossa!!! Isto é pergunta?? esse aparelho não te pertence..devolva o quanto antes e fique de consciência tranquila

    • Daniel. disse:

      Conselho: Devolva o aparelho.
      A não devolução é crime previsto no art. 169, inciso II, do Código Penal, a dita Apropriação Indébita de Coisa Achada.
      Ele pode não estar bloqueando, mas a justiça pode requerer informações sobre o número cadastrado e a operadora consegue informar isso com base no IMEI.
      Por último, se quer algo assim, estude e trabalhe para conseguir honestamente.

    • MARCUS disse:

      PICARETA

  22. Paula disse:

    Mariana abre a agenda e liga e liga pra alguem para saber se algum amio perdeu o celuar, sevc achou era porque era de alguem. por favor….

  23. michele disse:

    comprei um iphone 5 e tive ele furtado pelos próprios funcionários daqui do meu condomínio antes mesmo de usa-lo,ja que como eu estava viajando o produto ficou na recepção por alguns dias e depois sumiu! mas enfim,tem como eu bloquear o IMEI dele mesmo que eu nunca usei, ou pelo menos rastreá-lo?

    • CYSTAR disse:

      UM PORTEIRO TAMBÉM FURTOU MEU SMARTPHONE RECÉM ENTREGUE NA PORTARIA… PODE BLOQUEAR PELO IMEI QUE FICA NA NOTA FISCAL.

  24. Andrea disse:

    Rodrigo, tive meu iPhone roubado. Já fiz todo o bloqueio via operadora (mas nao fiz BO), tanto da linha quanto do imei. Minha duvida eh: se em alguma possibilidade esse telefone for reativado, a pessoa consegue ter acesso a email e principalmente as minhas fotos?

  25. Roberto disse:

    Bom dia
    encontrei um iphone 4 tem uns 2 meses…, deixei ligado até o fim da
    bateria p/ ver se alguem encontrava…mas até agora nada
    e eu to vendo que o dono não quer mais, tem como eu ativa ele??
    já que na tela só aparece só o teclado digital e a seguinte msg: IPHONE IS
    DESABLED CONNECT TO ITUNES tem como eu habilitar e usar? já que esperei
    pelo dono e não apareceu ninguem??

  26. @Trystan2k disse:

    Eu tenho um comprado nos EUA que de uma hora pra outra parou de funcionar na TIM, so da Sem Servico. Sera que ta bloqueado o IMEI ? Na VIVO funciona normal. Fui na loja e falaram que por ser de fora nao podem fazer nada (nem consultaram pra ver se ta bloqueado mesmo). Na central da TIM disse que por ser de fora ele deve ter se 'auto bloqueado', q tenho que ir na assistencia… É isso mesmo ?

  27. vom disse:

    e nos casos qe o bandido refaz o imei, ainda tem como eu encontrar meu iphone ?

  28. Mariana disse:

    Roubaram meu Galaxy, se eu bloquear pelo IMEI, se o ladrão colocar outro chip, vai aparecer no meu e-mail? Caso ele restaure as configurações de padrão de fábrica?
    por favor me ajudem gente!

  29. Eric disse:

    boa tarde, roubaram o meu iphone 5.. tentei o aplicativo Buscar, cheguei a ir com a policia para o local, mais nao obtive sucesso pelo fato do ladrao ter usado ele na rua e desligado.. provavelmente jogou meu chip fora e habilitou outro ID Apple no meu aparelho… como não fiz cadastro no iCloud provavelmente fica impossível de recuperar, acredito eu.
    enfim, gostaria de bloquear o meu telefone, estou com o BO e o IMEI em mãos, como faço?
    devo ligar para a operadora p solicitar o bloqueio..
    mais qual operadora? a que eu usava ou a operadora q eu comprei o aparelho?

    sendo que o ladrão provavelmente jogou meu chip fora e colocou outro em seu lugar… e se ele não usar a operadora q eu pedi pra bloquear? oq acontece?
    desde já agradeço a ajuda. obrigado.

  30. Renata disse:

    Se eunao tiver o imei, e tiver o B.O. Em maos posso cancelar o aparelho mesmo assim????

  31. Isabella Ferraz disse:

    É o seguinte eu perdi meu iphone dia 25/10/2013 ás 17:00 hrs ..Eu uso a conta iCloud do meu amg e ele tbm usa e minha amg tbm enfim 3 pessoas usando a msm conta. Eu perdi em uma loja de sapatos onde eu fui FURTADA pois qnd dei conta da perda eu voltei no estabelecimento e não havia porra de iphone nenhum eu tenho certeza (EU SINTO) q foi um vendedor oq me atendeu ou o gerente pois a loja estava vazia havia 3 pessoas do outro lado da loja apenas e o gerente estava mto perto de onde eu estava sentada .Minha mãe já abriu um BO(vitualmente) e eu já tentei rastrear só q meu 3G não pega e eu não ligue o "Rastrear meu iphone" Então não sei mais como rastrear, eu achava q pelo IMEI dava para rastrear ….A pessoa atendeu o cel e só escutou não falou nada ,hj dia 28/10/2013 ele atendeu e era uma voz de um homem mas a voz era fina ..OQUE EU FAÇO PARA CONSEGUIR MEU IPHONE DEVOLTA !!???

  32. maria disse:

    COMO ENCONTRAR O EMEI SE PARECE COM UIMA NUMERACAO GRANDE COM CODIGO DE BARRAS DO galaxy s3

  33. Ricardo disse:

    Furtaram meu motorola defy mb525… Já estava comigo há mais de 1 ano e ainda peguei ele de 2a mão, da minha mulher, a prova d'água e de tombo foi o primeiro que durou na minha mão…. tava novinho coitado, deixou saudades….

    Conforme as orientações, vou fazer o BO, mas eu não bloqueei o chip nem o IMEI, vou tentar localizar pelo Motoblur… (parecido com iphone)

    O chip é da TIM, então se o ladrão ligar o aparelho eu recebo aqueles mensagens de que o número está disponível para receber chamada… além disso coloquei crédito no chip, se o fdp ficar tentado em usar os créditos, eu consigo os números das ligações que ele fizer, quanto ao IMEI, vou deixar desbloqueado por uns 30-60 dias, depois disso, o celular já voltou pro mercado e dá pra bloquear na mão do receptador, o segundo fdp, aquele que comprou objeto que é produto de furto/roubo, e também comete crime! Ah se eu te pego!

  34. Luana disse:

    Gente, havia perdido meu Iphone5 e graças ao rastreador consegui achar ele de volta.. Só qe antes de achar ele, bloquiei o IMEI e tals. Mas agora qe achei ele de volta não consigo usar ele, nem desbloquear o IMEI :S
    Comprei ele no USA e a nota fiscal não foi aceita pela minha operadora. Algueem POR FAVOR me da uma solução do qe fazer.
    Obgda desde ja

  35. bruna disse:

    Fui assaltada e levaram o meu galaxi duo, bloquiei o imei e o chip atraves da operadora, sera que os bandidos terao acesso a minha agenda telefonica? quando eu salvava os meus contatos apareciam 2 opçoes chip ou telefone eu sempre salvava no chip.

  36. Fab disse:

    Boa tarde,
    furtaram meu iphone 4S, eu tentei bloquear pelo IMEI na OI, mas o atendente disse que como comprei nos EUA, isso não seria possível.. Como posso bloquear pelo IMEI? Existe alguma foma de apagar os dados (fotos, notas, calendário, etc?) do iphone furtado?
    No icloud só da dispositivos offline..
    Obrigada.

  37. marcelo disse:

    boa tarde, perdi meu ipad a uns 2 meses, mas não tive tempo de procurar. sei que parece loucura. tenho condições de comprar outro mas quero recuperar este que perdi. Ele não possui busque meu iphone. Ele tem wi-fi apenas. seria possível rastrear pelo IMEI?? estaria muito grato com quem me ajudar. obrigado

  38. Arthur disse:

    Fui assaltado e liguei pra operadora que bloqueou a conta e o imei. Feito isso, não conseguirei mais usar o find my iPhone?

  39. Norberto disse:

    Boa tarde, perdi um aparelho com dois chips, bloquiei os dois e depois o aparelho também, mas bloquiei somente em uma operadora, tenho que bloquear o mesmo nas duas operadoras?

  40. BRUNO disse:

    olá meu nome é Bruno, hoje de manha tive meu iphone 5 roubado , ja tentei o buscar iphone mas o pilantra desligou eu consigo rastrear via IMEI?????

  41. mauricio disse:

    meu celular foi roubado tem 3 dias a um mês de uso. Tem algum app ou aplicativo para que eu mesmo rastreie o meu próprio celular roubado atravez do IMEI ?

  42. junior reis disse:

    tem alguma forma de descobrir quem é o dono pelo IMEI ou serial? obrigado

  43. Debora disse:

    Tive meu galaxy note 2 roubado ontem. Fui a uma delegacia e um policial disse que é possível rastrear pelo Imei, desde que não o tenha bloqueado. Mas a atendente da operadora me orientou a bloquear para que o fdp nao consiga ter acesso às minhas informações … a minha dúvida é: Se eu bloquear o Imei, a polícia nao terá mais como rastrear o celular? E é possível que o bandido já tenha trocado o Imei do meu aparelho, impedindo assim rastrea lo?

  44. Leonardo kuhara disse:

    Boa noite, tive meu iPhone 4s roubado a uma semana fiz o bloqueio do chip menos do imei pq estou rastreando o mesmo pelo find my phone, recebi uma localização do aparelho essa semana ate cheguei ir ao local para verificar porem o local não apresenta uma localização precisa entrei em contato com a policia mas eles disseram que sem a localização precisa eles não iriam pode fazer nada a respeito minha duvida é se o aparelho for bloqueado o imei eu perderei rastreador algumas operadoras informa que é possível rastrear já outras não como faco para ter essa certeza??? Alguem pode me esclarecer apos a localização não foi mais ligado olho todos os dias e nada no icloud só fala que o aparelho esta desligado..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>