Recentemente, em dezembro do ano passado, apareceu um aplicativo chamado Face Unlock na App Store. As duas primeiras frases na descrição do aplicativo são: “A espera acabou, finalmente você pode usar seu rosto para desbloquear seu iPhone. Isto funciona exclusivamente no iOS 5 e requer uma câmera frontal”. Uau, mas isto seria sensacional! Será que, de fato, o aplicativo faz o que o usuário espera?

Não! Este não é o primeiro caso do tipo. Desenvolvedores aproveitam-se da falta de conhecimento que o usuário final tem dos tipos de exploração do sistema (API’s) que são permitidos pela Apple e lançam algo que “engana o usuário”. Obviamente, eu nunca caí nas tais pegadinhas, mas sei que já aconteceu com muitos leitores do blog, e por isto estou criando este alerta geral.

quedeselegante Cuidado com o que você compra na App Store

Note que a empresa em questão possui vários aplicativos similares. No caso do Face Unlock, o que você espera dele? Certamente, você espera que seja possível desbloquear o aparelho, quando ele está em standby, pelo reconhecimento do seu rosto. Na verdade, o recruso só funciona quando o aplicativo está aberto: ele detecta seu rosto e simula que o aparelho foi “desbloqueado”. Mas na verdade, ele nunca estava travado, o aplicativo não tem permissão para travar a tela do iPhone (colocá-lo em standby).

A conclusão é que a Apple aprova estes aplicativos porque eles não mentem, apenas ocultam o detalhe importantíssimo de que a modificação não é feita no sistema, mas sim uma simulação é criada dentro do próprio aplicativo, o que não é o que os usuários querem, por isto a classificação de UMA ESTRELA para esta categoria de aplicativos persiste na App Store. Fique atento ao que você compra, e a sugestão é que você sempre leia os reviews antes para evitar situações desagradáveis.

20 respostas para Cuidado com o que você compra na App Store

  1. Bruno Gall disse:

    Essas coisas só devem ser compradas no Cydia e nem sempre funciona.

  2. Anônimo disse:

    Essas regras sao feitas para proteger a integridade do sistema e principalmente o usuario.

    Seja qual for a coisa que o desenvolvedor faça dentro do App, ele nao pode afetar o funcionamento do sistema. Voce pode perceber que os aplicativos nem podem apagar fotos no camera roll.

    Pois seria muito facil um aplicativo acessar arquivos do sistema ou de outros aplicativos, roubar senhas, fazer upload de suas fotos, tudo sem voce perceber.

    Aplicativos rodam isolados um dos outros, oque impede a criacao de varios malwares, sao as chamadas SandBoxes.

  3. Pior sao empresas como a tal Top Publishing que publica jogos, assim que a Apple aprova eles editam toda a descricao e screenshots no iTunes.

    Colocam um monte de screenshots falsos e nenhuma imagem real do jogo, foi assim com Smurf Jump, depois Smurf Racing, depois Smurf Miners e atualmente o mesmo Smurf Racing voltou como Smurf Racer.

    No ultimo mes perderam completamente a nocao lancando um falso MONOPOLY com os screenshots do jogo original que esta na App Store americana e pertence a EA Games.
    É um absurdo como a apple permite isso, os caras ainda arrumam uma forma de fazer de cara umas 100 compras e escrever os reviews e com isso sempre vao a top e o pessoal comeca a comprar .. a partir daí é so qualificacao de 1 estrela.

    Lamentável isso …

  4. Outra febre agora é fazer aplicativos falsos de BlackList … existem pelo menos uns 15 na App Store Brasil e a maioria dele usa a nossa splash screen .. esta semana um deles chegou ao ponto de postar as screenshots do nosso App real o iBlackList … mesmo a gente reportando semanalmente isso a Apple ignora o fato … todos os Apps qualificados com centenas de 1 estrela.

    Tem uma empresa entao que tem 5 falsos blacklists e agora abriu uma nova acount de developer para despejas outros mais na app store.

    Geralmente empresas e desenvolvedores chineses … e a apple de bracos cruzados.

    • Exatooo! No site de vocês até tem falando que o único oficial é o do Cydia. É bem chato isso cara, e mais chata ainda é a atitude da Apple de não ver que os consumidores não estão felizes com o lixo mentiroso publicado na App Store.

  5. Eduardo disse:

    "Obviamente, eu nunca caí nas tais pegadinhas…"

  6. Luã Ceneviva disse:

    Sempre que tem algo do tipo eu leio os reviews, nunca cai numa dessas tbm =D

  7. Leonardo Batisa disse:

    Acho que tem outro aplicativo , não me lembro o nome , mas esta relacionado a Cell Tracker , ele diz que voce encontra o celular da pessoa , onde quer que ela esteja , basta colocar número dela . O aplicativo pede para utilizar a sua localização e simplesmente te encontra , com um design magnifico , mas infuncional .

  8. [...] começo do ano, publicamos uma matéria alertando todos nossos leitores das diversas fraudes que ocorrem na App Store – diversos aplicativos falsos que são aprovados [...]

  9. [...] bastamte, e foram motivo para a elaboração de matérias específicas aqui no blog, como “Cuidado com o que você compra na App Store” e “Postura da Apple na aprovação de aplicativos na App Store continua sendo [...]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>