Você provavelmente já ouviu falar da Siri, um recurso exclusivo para o iPhone 4S. Ela é a assistente pessoal que você tem no iPhone 4, e um dos recursos que ela adiciona é um ícone a mais no teclado, que possibilita que você dite alguma coisa para seu iPhone e sua fala seja transformada em texto automaticamente. O recurso funciona muito bem, mas é exclusivo para o idioma inglês e para o iPhone 4S. Hoje, apresentarei à vocês o Dragon Dictation, um aplicativo similar e melhor ainda para nós, brasileiros.

dragon Resenha: Dragon Dictation, um aplicativo gratuito muito interessante

Funciona da seguinte maneira: você abre o aplicativo, aperta o botão de começar a falar, no centro dele, e dita o que você quiser para o seu gadget. A única coisa que você precisa é ter uma conexão com a internet ativa, pois o que você fala é enviado aos servidores da desenvolvedora do Dragon Dictation em tempo real, e é assim que o que você fala é transformado em texto em pouquíssimos segundos.

Confira abaixo três testes consecutivos que realizei com o aplicativo.

Primeiro teste:

Falei a seguinte frase: “O reconhecimento de voz do aplicativo é ótimo, no entanto, às vezes ele apresenta algumas pequenas falhas”.

teste 1 Resenha: Dragon Dictation, um aplicativo gratuito muito interessante

Tirando a excessão das vírgulas, que o aplicativo nunca adiciona, ele reconheceu o que eu falei quase perfeitamente, apenas comeu o primeiro “o” do começo da frase. Ainda assim, aprovado no primeiro teste!

Segundo teste:

Falei a seguinte frase: “Estou ditando para o Dragon Dictation agora com o objetivo de testar seu potencial de reconhecimento de fala.”. O aplicativo respondeu da seguinte maneira:

teste 2 Resenha: Dragon Dictation, um aplicativo gratuito muito interessanteQuase! A palavra reconhecimento foi trocada pela palavra crescimento. O erro foi mínimo, ainda assim, e o aplicativo se saiu bem com o resto da frase.

Terceiro teste:

Neste teste, falei o que percebi e o que realmente é verdade: “O grande segredo é falar pausadamente, assim o aplicativo funciona melhor”. Como resposta, o aplicativo deu exatamente o que eu falei:

teste 3 Resenha: Dragon Dictation, um aplicativo gratuito muito interessante

Os idiomas suportados pelo aplicativo são: Português, Chinês, Dinamarquês, Holandês, Inglês, Finlandês, Francês, Alemão, Hungarian, Italiano, Japonês, Coreano, Norueguês, Polonês, Russa, Espanhol e Sueco.

Gravei também um pequeno vídeo com o objetivo de testar se o Dragon Dictation reconhecia bem o que eu falava, também gravei um vídeo e upei no canal do YouTube do Blog. O resultado foi aceitável, apesar de algumas palavras trocadas, eu estava um pouco longe do microfone do iPhone estar segurando um apoio para filmar, mas ainda assim foram poucas as palavras trocadas, e o reconhecimento em português foi muito bom. Confira você mesmo logo abaixo:

Conclusão:

Apesar do Dragon Dictation muitas vezes trocar algumas palavras nos testes em que eu realizei, isso é inevitável, e ainda assim, de maneira geral, o aplicativo funciona muito bem. Tendo em vista que se trata de um aplicativo gratuito, ele é excelente, e vale a pena testar, já que você não tem nada a perder.

Não tente comparar este aplicativo com o Siri, já que o Siri faz tudo para você de maneira rápida e revolucionária, ele te entende e realiza tarefas para você. Já o Dragon Dictation é um pouco diferente, ele apenas permite que você dite algo para ele, não realizando tarefas com base no que você ditou. Ainda assim, já é um ótimo trabalho, principalmente por funcionar também no português.

O aplicativo está disponível gratuitamente na App Store. Baixe-o agora mesmo gratuitamente clicando aqui. O interessante é que ele está disponível na App Store brasileira também, e além de tudo, é compatível com o iPhone, iPod touch e iPad (possui uma versão otimizada para o iPad).

14 respostas para Resenha: Dragon Dictation, um aplicativo gratuito muito interessante

  1. Rafael Dranoff disse:

    first, legal..

  2. Junior Toschi disse:

    É da Nuance, será que a Apple não vai usar esse reconhecimento de voz deles ?
    Pelo que me lembro, a Nuance tinha feito uma pesquisa de 'sotaques' no Brasil para um futuro aplicativo como este dai que seria usado pela Apple …
    Siri em português a caminhooo!
    Podiam liberar nos outros iDevices não acham?

    • Agora que você levantou essa questão, parei para pensar um pouco, a Siri em português realmente pode estar a caminho! Inclusive já há suposições de que o Siri use um pouco da tecnologia a Nuance. Veja como a Siri responde quando perguntamos se ela usa a tecnologia da Nuance:

      "Siri, Do You Use Nuance Technology?
      Siri: I’m Sorry, I Can’t Answer That."

      Se essa tecnologia da Nuance for utilizada pela Apple para a implementação da Siri em português futuramente, aí sim vai ser sensacional! Ainda mais agora que descobriram uma maneira legal de explorar os arquivos do Siri, é bem provável que, com o jailbreak, seja possível utilizar a Siri em aparelhos antigos. Se a Apple adicionar suporte ao português ainda… vai ser show!

  3. Christiantav disse:

    Excelente app. Eu uso direto no meu iPhone 4S enquanto o Siri em português não chega. Vale a pena.

    • Bacana, você já tem um 4S então? Sabe falar em inglês? Já conseguiu usar bastante o Siri?

      • Christiantav disse:

        Oi André
        Sim, uso o Siri direto para fazer Lembretes e fazer ligaçães, mas tem que ser tudo em inglês. Porém, aqui no BR ele é muito limitado. Dá pra abrir e-mails, o Safari, mas ele não lê o que tá escrito, nem nas mensagens. A experiência é muito legal. ë incrível como o Siri conversa com você de forma muito convincente.

  4. Anônimo disse:

    André, 45 atualizações da AppStore? Tenha vergonha… kkkkkkkkk
    Sério, como você consegue? Fico incomodado com um simples 1 alí… hehe

    Aliás, ótimo review, uso já faz um tempo o app e bem banaca, mas deixa de ser prático para uso no dia-a-dia devido aos (pequenos) erros de reconhecimento.

    Aproveitando, a tecnologia do Dragon Dictation é da Nuance Communications, que é a mesma utilizada pelo Siri, o que, pra mim, mostra a proximidade do Siri em português do Brasil. Acredito eu que em um futuro iOS 5.2 o Siri já esteja disponível para usuários brasileiros, alías, nos reconhecer ele já consegue, falta nos entender… =]

  5. Rodrigo Parcias disse:

    Não estou conseguindo baixar o app na Store Argentina! Eu coloco em procurar e não aparce!

  6. Danilo disse:

    André o aplicativo adiciona vírgula, ponto, ponto e vírgula, ponfo final, ponte de exclamação e ponto de interrogação bastando você dizer essas palavras durante a fala.. =) Fica a dica…

  7. Hilal Naser disse:

    Bazaglia ta usando um iPhone 4S ?

  8. William disse:

    Valeu pela dica, no meu iPhone3g agora teve graça por causa desse programa detalhe usando o programa para escrever esse comentário cade as virgulas ahaha

  9. André, creio que vc terá que mudar esse trecho 'Tirando a excessão das vírgulas, que o aplicativo nunca adiciona,…'

    Usando aqui de bobeira, entendi como funciona a pontuação. Vc deve falar também o nome da pontuação, aonde quer que pontue.

    Suponha que eu queira a frase 'O erro foi mínimo, ainda assim, e o aplicativo se saiu bem com o resto da frase.'
    Deve-se falar: O erro foi mínimo vírgula ainda assim vírgula e o aplicativo se saiu bem com o resto da frase ponto

    Desse modo ele pontua corretamente. Eu falei ponto, ponto e vírgula, vírgula, dois pontos, abre parêntese, fecha parêntese, aspas, exclamação, interrogação e ele reconheceu todos.

    Fica aí a dica.

    Abraços.

  10. guiloko disse:

    DICA: Quando ele confunde e escreve uma palavra parecida com a que você queria (como no seu segundo teste) você pode tocar em cima da palavra que em 80% dos casos ele mostra possíveis palavra alternativas que você possa ter dito!

  11. Felimatos disse:

    O App do Google sempre teve esse reconhecimento de voz. Porque ele nunca e mencionado nem mesmo para comparar com a Siri?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>