O Find My iPhone é um serviço gratuito disponibilizado pela Apple que permite que, quando ativado no iPhone (ou em outros iGadgets da Apple que rodam o iOS, incluindo o iPad e o iPod touch), você possa rastrear a localização do aparelho. Geralmente, o serviço é mais útil no iPhone, já que o mesmo possui um chip de GPS e, em muitos casos, a rede de dados da operadora ativa (EDGE e 3G).

pic16 Find My iPhone ajuda nosso leitor numa situação de assalto. Confira!

O processo funciona da seguinte maneira: depois de ativar o serviço nos Ajustes do gadget você pode visualizar a localização do seu aparelho assim que ele se conectar com a internet, tendo em vista que, uma vez que o serviço é inicializado pelo site do iCloud, o aparelho fica enviando constantemente sua localização para os servidores da Apple, que podem ser visualizadas pelo proprietário da conta configurada no aparelho em tempo real. Da mesma maneira que é possível rastrear o aparelho pelo site do iCloud, é possível rastreá-lo de outro gadget da Apple que também rode o iOS, pelo aplicativo oficial do Find My iPhone, disponível na App Store.

Agora que já expliquei para vocês um pouco sobre o Find My iPhone, já posso ir direto ao ponto e apresentá-los a inspiração para a elaboração desta matéria. Um leitor do iPod School, William Campos, entrou em contato comigo para compartilhar uma situação pela qual sua namorada passou, e como o Find My iPhone ajudou nisto tudo. Abaixo, segue o e-mail escrito por ele, transcrito integralmente aqui, vejam:

Sou frequentador do blog de vocês, e como da última vez, gostaria de parabenizá-los pelas excelentes matérias e informações fornecidas.

[note]Gostaria de compartilhar um fato interessante que ocorreu na semana passada com a minha namorada, e caso ache interessante publique no blog.

A um tempo atrás venho vendo notícias de meliantes presos com o auxílio de rastreadores em aparelhos de telefone. Por mais que acreditasse, nunca achei que seria tão útil como foi na semana passada.

A minha namorada estava a serviço no município de Cotia/SP, quando por volta do horário do almoço foi abordada por dois meliantes que roubaram o carro dela e a colocaram no banco de trás para “passear pela cidade”. Após deixarem ela nas proximidades, levaram um iPhone 4 – Branco de 32GB e outros bens pessoais. Ela procurou a polícia, e rastreando através do iPhone, foi possível localizar o carro e a polícia indo atrás, inciou-se uma perseguição, onde os dois meliantes puderam ser detidos (após perderem o controle do carro e baterem em uma árvore) e alguns dos bens pessoais recuperados.

Estou encaminhando abaixo o link da matéria que saiu no jornal local para que possam ver algumas fotos do ocorrido, e em anexo algumas fotos de como o Iphone ficou. Além de estar torto e com o visor todo trincado, todos os recursos e mecanismos disponibilizados podem ser usados normalmente.

Tirei algumas fotos também do acompanhamento do rastreio que fiz pelo meu iPhone.

Segue o link: http://www.portalviva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5944:tiroteio&catid=45:seguranca&Itemid=88 -

Um abraço.

William.[/note]

 Find My iPhone ajuda nosso leitor numa situação de assalto. Confira!  Find My iPhone ajuda nosso leitor numa situação de assalto. Confira!

Clique nas imagens acima para ampliá-las. Ambas foram retiradas do site do jornal, do link enviado pelo William.

As duas imagens abaixo foram tiradas pelo próprio William, e mostram o que aconteceu seu iPhone depois de toda a história contada nesta matéria.

iphone torto1 Find My iPhone ajuda nosso leitor numa situação de assalto. Confira!

iphone torto Find My iPhone ajuda nosso leitor numa situação de assalto. Confira!

É muito bacana receber relatos como este, e é aí que percebemos como a tecnologia nos ajuda em situações inesperadas. Que esta história também sirva de dica aos que não conheciam o Find My iPhone, saiba que você pode ativá-lo gratuitamente nos gadgets de última geração da Apple. ;)

46 respostas para Find My iPhone ajuda nosso leitor numa situação de assalto. Confira!

  1. Joao Vitor disse:

    com o ios 5 n da para ativar em todos n?

    • Você diz quando me referi aos "gadgets mais recentes no final do post"? Sim, e o iOS 5 não roda em todos os aparelhos, por isto que eu disse que qualquer um com os gadgets mais recentes pode ativar o serviço.

      Abraços.

      • Joao Vitor disse:

        no caso do 3gs ativa gratuitamente? nao posso ver no meu pq o touch ta pior que o do iphone ali da foto e estou sem capital para trocar agora :/

  2. Joao Vitor disse:

    como a placa nao quebrou? o.o

  3. O servico tbm ja pode ser ativo nos notebooks mac !

    Meu Macbook Pro ja esta com o Find Me ativo depois da ultima atualização do Lion … da pra rastrear igual aos gadgets e tbm fazer bloqueio remoto e até apagar os dados do disco :)

  4. Caseca disse:

    Antes de mudar pro ios5 esse serviço funcionava de boa no meu iPhone 4 agora acha todos os meu aparelhos porém o iPhone 4 aparece desconectado

  5. Caseca disse:

    coloco para ver no buscar meu iphone no próprio aparelho e aparece localização indisponivel

  6. Caseca disse:

    Alguem sabe o porque?

  7. paulo disse:

    eu não concigo mais localizar meu iphone 4 ios 5 dis que esta desconectado so que ja ta tudo ativo como resolver isso ?

    • Eduardo disse:

      Vc vai ter que fazer uma nova restauração, não vai poder utilizar o backup anterior e ativar o telefone antes de fazer o jailbreak. Assim que instalar, vc entra no icloud e usa o find my iphone. O meu eu resolvi assim…

  8. Caseca disse:

    estou com o mesmo problema

  9. Caseca disse:

    eu vo tenta ligar e desligar se nao der vo restaurar a rede dele

  10. Caseca disse:

    nao deu em nada, alguem pode ajudar =(

  11. Walmyr disse:

    Nossa, o iPhone ficou tortinho! hahaha

    Muito bom o post, o Find My iPhone é uma das funções que eu mais gosto no iOS.

  12. Caseca disse:

    alguem poderia ajudar?

    • Eduardo disse:

      Vc vai ter que fazer uma nova restauração, não vai poder utilizar o backup anterior e ativar o telefone antes de fazer o jailbreak. Assim que instalar, vc entra no icloud e usa o find my iphone. O meu eu resolvi assim…

  13. Marcelo Fernandes disse:

    André Bazaglia, uma dica pro pessoal do Blog. Sou frequentador daqui e estou sempre atento…

    Achei um tweak no Cydia chamado IcaughtU, que se a pessoa errar a senha de bloqueio do Iphone 3x, o Tweak tira uma foto com a camera frontal do Iphone (4 ou 4S) e envia juntamente com a Localizacão de onde o celular se encontra, pro email cadastrado no programa.

    Perfeito pra se for roubado. Saberá a cara do infeliz que está tentando adivinhar a senha e onde ele se encontra. Só ir na policia e pronto !!

    Abracos!

  14. Danielprogrammer disse:

    O Find My iPhone é um excelente serviço, para ficar mais completo a apple poderia impedir que o celular fosse desligado quando a senha do iPhone estivesse ativada.

  15. Danielprogrammer disse:

    para desliga-lo o usuário teria que desbloquear antes.

  16. Jean Franco disse:

    Na verdade ele tem um protótipo do novo iPhone 5 Arc. Hehe

  17. Walter disse:

    Espero que este sistema seja adotado por todos os fabricantes de eletrônicos, automotivos e que cada vez mais a Polícia esteja apta e treinada com sistemas deste tipo, isso vai ajudar muita gente.

  18. Adilson Silva disse:

    Pow, como o iPhone ficou torto? AHSOhasoAOSsoIASHOIAS o Cara tava dirigindo com ele na testa e qdo bateu o carro deu com ele no volante? xD loucura isso. Mas show de bola, espero que os 2 vagabundos tenham ficado paraplégicos na batida, pois morrer é pouco pra bandido que coloca a vida de uma pessoa em risco pra vender o que vc se mata pra comprar por R$50,00 de crack.

    No meu iPhone 4 e iPad 2 tenho ativados os APPs: Find My Friends, Find my phone (mobile me antes do iCloud) e + 1 que instalei pelo CYDIA que tira a foto do safado se ele errar a senha e me envia com a localização pro meu email e assim rastrea-lo.

  19. Jordan disse:

    A guria já tinha sido liberada com vida, apenas o carro e alguns pertences continuavam com os meliantes!

    Após serem localizados com o Find my iPhone, o que sobrou? Carro batido e iPhone quebrado!

    • Pâmela disse:

      Carro batido, iphone quebrado, ipod roubado e dois bandidos na cadeia… O importante não foi recuperar o iphone e sim colocar os caras na prisão!

  20. Rubinho disse:

    Assaltante: – Passa o celular
    O cara tira um iPhone do bolso
    Assaltante: – Porra! É um iPhone, quero não esse caralho

    Fanboys, nem os assaltantes querem mais o iPhone, ou novo mecanismo contra assaltos: tenha um iPhone

  21. Gustavo Dias disse:

    André, experimenta o IGotYa do Cydia!!!! Assim que alguem (ou até você mesmo) erra a senha do gadget ele manda uma foto tirada pela câmera frontal instantaneamente e a localização pro meu email!!!

  22. Luã disse:

    :O Olha esse iPhone, ta meio torto…

    Mas serio, muito util esse serviço, embora no iPod que não tem 3G não seja tanto…mas deixo ativo sempre

  23. herminio disse:

    faz tempo que meu find my iphone não funciona viu … infelizmente.

    estou na 4.3.4 – com jail. iPhone 4 16gb

  24. Paoladryszer disse:

    Tô tentando baixar o IGotYa e não consigo! Nos APP da Apple existe um que é falso. Gostaria de saber como vcs fizeram pra baixar. Não consegui achar pela Cydia Store também!

  25. Cleber123 disse:

    depois que restaurei meu iphone 4, não consigo mais localizar ele e nem ativar o find my iphone por ele. será que foi por causa do jailbreak? iphone 4 iOS 5.0.1 jailbreak. grato desde já

  26. Henrique disse:

    VEJA BEM, DEPOIS QUE VOCÊ RESTAURA O IPHONE É NECESSARIO CONFIGURAR O FIND MY IPHONE NOVAMENTE SENÃO BYE BYE. SE POR EXEMPLO ALGUEM ROUBAR SEU IPHONE E TIRAR O CHIP DA OPERADORA E NAO CONECTAR NO WI FI E DEPOIS RESTAURAR O APARELHO, SÓ RESTA MESMO BLOQUEAR O IMEI E CHORAR.

  27. Joao_afanasy disse:

    Olá amigos do iPod School, quero pedir a ajuda de vcs. Hoje eu perde meu iPhone 4, não tenho certeza, mas acho que fui furtado. O problema é: Assim que dei por falta do meu aparelho, tentei rastreá-lo pelo find my iphone, no entanto, o telefone estava desligado, enviei algumas menssagem pelo próprio sistema, com a esperança que se alguem o encontrar me ligue (acho que isso não vai acontecer, mas não custa tentar). Minha duvida é: Caso este pessoa que pegou o aparelho e o desligou, não ligue, eu não poderei localizar-lo via find my iphone, pois precisa que o aparelho esteja conectado via wi-fi ou 3G não é? Assim sendo, se ele restaurar o telefone, perderei o serviço de localização e não poderei mais encontrar meu aparelho? E ai só me restará bloquear o imei? Eu não tenho a caixa do aparelho, nem o número do imei anotado, mesmo assim, ainda posso bloqueá-lo junto a minha operadora? Peço por gentileza que me respondam o mais rápido possível, pois, dependendo de suas informações irei tomar algumas atitudes. Obrigado.

  28. Henrique Bastos - (H disse:

    André Bazaglia, Tudo Bom, sou caloro no IOs tenho há 2 meses um Iphone 4S 32Gb, já percebi que mesmo com com aparelho bloqueado se consegue desligar o aparelho, minha pergunta: Existe algum App que corrija este erro? Eu acho um erro devido a possibilidade de não reavê-lo mais, como ocorreu no comentário do nosso amigo "João_afanasy. Grato, HB. 

  29. [...] muito boa para os donos de devices da Apple. Embora muitos não utilizam como deveriam, ele pode te ajudar e muito. Na noite de ontem um jovem que teve seu iPhone 4S furtado, conseguiu recuperar poucas horas depois [...]

  30. Alexandre disse:

    Por isso ativo esse serviço no iPhone, iPad, MacBook, etc

    Uso tbm o Google Latitude, pra minha família saber onde eu estou.
    A gente perde um pouco de liberdade, mas infelizmente hj no Brasil vale a pena pro bandido roubar e estamos todos numa fila, esperando chegar a nossa vez… =/

  31. Margareth Santos disse:

    a saída era ter um app que localize o aparelho, mesmo desligado. O meu tb foi roubado, estou há 2 dias tentando localizar e só da desconectado. Qualquer pessoa que procurar no google, vai sabe que basta restaurar, sem passar por uma rede e pronto. Nunca mais acha. Tanta segurança, pra nada. Pena.

  32. Gib disse:

    quando tento localizar meu iphone pelo buscar iphone aparece a mensagem: on line localização indisponível. Pq isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>