A bateria do iPhone sempre foi algo muito polêmico. Usuários sempre reclamam de sua duração, e sempre tentam ao máximo otimizar a duração da mesma. Nesta matéria, falarei justamente sobre isto: bateria dos gadgets do Apple. Pretendo responder algumas dúvidas gerais e dar dicas de como otimizar ao máximo a bateria dos nossos gadgets.

A bateria do iPhone vicia?

Vicia sim, mas ela não vicia pelo fato de você não seguir o velho padrão de “esperar a bateria inteira descarregar para carregá-la novamente”, vicia por fatores externos independente da maneira de como você carrega. Além disto, é extremamente difícil que a bateria do seu iPhone vicie. Como mostra o próprio site da Apple, a bateria dos iPhones, iPods e iPads é de lítio, que não vicia tão facilmente quanto aquelas baterias de celulares antigos. Os únicos dois cuidados que você deve ter com ela são:

  • Temperatura adequada: tente manter seu gadget em locais entre 0º e 35ºC. Quanto mais próximo à temperatura ambiente, melhor.
  • Assegure-se de esgotar pelo menos um ciclo de carga por mês (carregue a bateria em 100% e em seguida utilize-a até que descarregue totalmente).

Dicas: otimizando a duração da bateria:

As duas primeiras dicas são relacionadas à conexão com a internet. São, sem a menor dúvida, as mais importantes, não ignore-as. ;)

Desative a rede 3G:

O uso de redes de telefonia celular 3G permite o carregamento de dados mais rapidamente, mas também é o maior veneno para a bateria, especialmente em áreas com cobertura 3G limitada. Para desabilitar a rede 3G, na tela inicial Home escolha a opção Ajustes > Geral > Rede, e desmarque a rede 3G. No lugar da rede 3G, você pode usar a rede EDGE (ou 2G), que é mais devagar, mas gasta muito menos bateria do que a rede 3G – se não acredita, faça o teste você mesmo e impressione-se com o resultado!

Desative a rede Wi-Fi quando você não estiver usando:

Muitos usuários, principalmente aqueles menos experientes, deixam a rede Wi-Fi sempre ativada pelo aplicativo de Ajustes do iOS. Mesmo que você não use, o iOS continuará buscando por redes conhecidas em plano de fundo, e isto resulta num consumo maior de bateria. Somente ligue a opção Wi-Fi quando você realmente estiver usando tal rede.

Siga algumas dicas do site da Apple:

Desative o bluetooth, diminua o número de contas do seu e-mail (clique aqui para saber como fazer isto), desative as notificações inúteis, feche os aplicativos abertos no multitasking, ajuste o brilho, desative o EQ e desative os serviços de localização.

Todas essas dicas, com suas devidas explicações, estão disponíveis numa página do site da Apple específica para cuidados com a bateria do iPhone. Certamente, vale a pena dar uma olhada na página: clique aqui para acessá-la.

Controle-se no jailbreak:

Se você tem jailbreak, não instale todos tweaks ou modificações no sistema que você vê pela frente. Selecione as melhores e prossiga em frente. Nada de exagerar, pois alguns tweaks são extremamente pesados, e prejudicam claramente na duração da bateria do iPhone.

79 respostas para Bateria do iPhone: Entenda-a a melhor

  1. Helvécio disse:

    "A bateria do iPhone vicia? Vicia"

    Oops!

    "They have no memory effect, which means that you do not have to completely discharge them before recharging, as with some other battery chemistries." (http://electronics.howstuffworks.com/lithium-ion-battery.htm)

    Agora, perder a capacidade devido ao uso (carregar/descarregar) não tem nada a ver com vício, mas é inerente da química que faz com que baterias funcionem.

    • Eu digo que vicia mesmo, por fatores externos e raros. Já troquei a bateria de um iPod touch 1G porque viciou. Você está certo, ela perde a capacidade, como a própria página da Apple que indiquei na matéria diz, mas ela pode viciar também.

      • jv disse:

        André, vc trocou a bateria? so a bateria ou eles trocaram o ipod? pq acho q é proibido a abertura de qualquer tipo de ipod… abraços

      • Brenno Lundgren disse:

        do iPod touch até o 4G já rolou muuuuuuita coisa

      • Poyta disse:

        Tais equivocado amigo, pode perder a capacidade de armazenamento ou usar tantos ciclos de cargas e descargas que ele perde a capacidade..mas viciar é um termo usado quando voce recarrega, aquelas baterias que não sao de litio, quando a carga não está totalmente vazia, dai se fizer seguido a bateria "pensa" que a carga ta cheia quando não está, devido a tecnologia ruim dela..

      • Karla disse:

        André, faço tudo q esta ai no texto, ate com 1% ela durava 10min ainda, mas desde quinta dia 14/11 ela vem descarregando com 40% do nada ele desliga. chega nessa porcentagem e ele apaga.

  2. Alexandre disse:

    Mas não vicia se você não seguir o velho padrão de “esperar a bateria inteira descarregar para carregá-la novamente”
    Não entendi esta frase, devo ou não seguir este padrao?

    • Não, mas recomendo que você faça isso apenas uma vez por mês. Como nosso amigo disse no comentário acima, a única coisa que acontece é que a bateria com o tempo, perde sua capacidade original, independente de como você carrega ela (se espera ela descarregar completamente ou se carrega antes dela descarregar completamente).

  3. caio disse:

    opaa, entao eu vou ter que esperar a minha bateria descarregar inteira pra poder sincronizar alguma coisa com o itunes? daa licença né.

    • Minha frase ficou muito mal articulada e gerou duas interpretações diferentes, já editei ela! Mas é justamente ao contrário! Você não precisa esperar para poder carregá-lo novamente, ela não vicia por isso. ;)

      • Só adicionando algo em resposta ao Caio e Alexandre: Baterias só funcionam por conta de um processo químico onde há atração de elétrons livres no polo negativo e o contrario no polo negativo. Caso o processo de carga seja interrompido continuamente, sem que esse se conclua, haverá sem duvida uma perda do potencial da bateria. é isso que se considera vicio, mesmo que não tão comun nas baterias de Li-ion do iPhone, ainda é possivel.

        • Brenno Lundgren disse:

          Não se considera "vicio", sendo que hoje as bateiras de ion já possiu um potencial por módulos ou seja é uma bateria inteligente, ela é carregadoda por módulos… SIM, toda bateria possui vida útil com isso acontece a perda de potencial

      • Isa disse:

        Minha bateria vicia se eu usar o iPhone (5) por enquanto que eu carrego?

    • Luã disse:

      Não, sincroniza mas n deixa caregando, quando acabar de sincronizar tira ele do USB…ou n sincroniza durante um dia, não é tão necessario, eu quase nunca sincronizo (mentira, pq ele sincroniza sozinho, mas eu nunca coloco e ele so cria o Backup)

      Obs.: App novo? Baixa no iPhone ou iPod ou iPad n sei…

  4. Luã disse:

    Uma duvida, deixar carregando depois que esta em 100% é ruim?

    • A bateria é bem inteligente, acredito que não, pois já li que ela "para" de carregar quando está em 100%, e só consome a energia que está recebendo da tomada/do cabo USB. De qualquer maneira, sempre é bom tirar logo depois da carga, eu faço isso…

  5. Humberto Jr. disse:

    Mas tem problema de deixar carregando mesmo estando 100% carregada?

    • É o que falei pro Luã ali em cima, dizem que não, mas a Apple não tem nenhum documento sobre.

      • Humberto Jr. disse:

        Vi que mesmo 100% carregada, a energia continua consumindo, afetando minha conta de energia né… Hahahah.

        • haha, aí sim, mas pense bem, são 5w numa DDP de 220 volts, esse consumo dificilmente passará de 2 reais por dia de consumo, digo 24 horas conectado ;D O fato é que, após 100% de carga, a energia é desviada unicamente para o aparelho, poupando a bateria, logo é como se você tivesse retirado a bateria do aparelho

          • Jordan Philip disse:

            Rapaz! Tenho dúvidas sobre isso Gustavo. Deixo o iPhone no carregador mesmo aos 100%. E as vezes, quando entro no face por ex, força um pouco mais o uso do 3G, ele faz é diminuir pros 99 ou 98% e assim baixando, bem mais lento, por conta q está na carga, mas.. baixando

  6. José Carlos disse:

    Mas… Desligar 3G, wifi, bluetooth, gps, notificaçoes push, parar de receber email… É mais fácil então economizar, vender seu iPhone e comprar aquele dumbphone da lanterna!

    • Amigo, isso cabe àqueles que não precisam de e-mail, internet e gps a todos os momentos. Sei que é o recomendável, mas não se esqueça que há pessoas que preferem mais autonomia do que receber e-mais a toda hora (eu aqui!)

    • Não é desligar o 3G, é usar EDGE. Não é parar de usar bluetooth, é desligar quando você não usa. Não desligue o push, desligue dos apps que você julga inúteis. E não pare de receber e-mails, ao invés de receber a cada minuto, receba a cada 10 minutos, ou 15, ou 30.

      Cabe a você filtrar o que usa mais e não pode desativar e o que acha mais inútil. Os dados da matéria são apenas informações, siga as que você achar melhor para o seu caso. ;)

  7. Nícolas disse:

    Po. A matéria em sí é boa mas não ajudou tanto assim. A bateria do meu iPod descarrega muito rápido, devo ter entre 3-5 tweeks que nao sao pesados, já desativava todas as coisas desnecessárias e sempre fecho algo do multitask, mesmo assim, a bateria acaba em mais ou menos 4 a 5 horas de jogo + música.

    • Luã disse:

      Jogo gasta MUITO, aqui tbm qnd eu jogo a bateria vai muito rapido…deve ser isso, e tenta qnd for jogar desativar o WiFi e diminuir o brilho…

    • João disse:

      No meu iPod 5 também acontece, ele descarrega muito rapido, dura no maximo 2 hras! E o que é estranho é que ele carrega muito rapido.

  8. Ricardo disse:

    Aaaattaa……. agora ja entendi porque a bateria do meu iTouch 4G acaba tão rapido….. sempre uso o brilho no maximo, e alem disso, como vcs disseram, nao é bom ter muitos tweaks….. bem, na verdade tenho mais de 30!!!! hahahahaha…. vou tentar excluir alguns…. valeu pela dica!!!

  9. iBaungratz disse:

    Boa matéria, eu acho que o que faz maior diferença é o brilho da tela, é o que mais suga. Faça um teste, deixe o brilho no máximo e use seu aparelho, quando tiver + ow – com uns 50 % de bateria, coloque o brilho bem abaixo da metade, a bateria sobe de 10 a 15%. Qto aos tweaks, crei que não faça muta diferênça, talvez aqueles envolvido com o sistema de push ou internet. Pq eu tenho mais de 80, e não acho que são eles que consomem a maior parte da bateria não. A bateria não é muito problema pra mim não, estou sempre no trabalho ou casa, com o cabo disponível, mas realmente creio que seja o maior motivo de reclamação pra quem tem iPod/iPhone, já o iPad eu não sei, é o mesmo esquema, a bateria também é "fraca"?

    • Ricardo disse:

      80 tweaks??? nossa, eu tenho uns 35 a ja acho um absurdo!! hahahaha, mas é q tambem eu uso quase todos mesmo…. entao se fosse excluir daria pra excluir so uns 2 ou 3….

    • Jorge disse:

      O que gasta muito são aqueles de animações de plano de fundo que eu tinha no meu iPod 2G. Digo por experiência própria.

  10. alberto disse:

    Não sei se mais alguém já perguntou isso em algum comentário acima, mas de qualquer jeito eu queria saber sobre a bateria do MacBook Pro 2011. Eu deixo ele no carregador o dia inteiro, tem algum problema coisa isso?

    Obrigado

  11. Clayton disse:

    Gostaria de saber sobre o iPod Touch/ Tenho meu iPod a 1 anos e 6 meses! E a bateria dele nunca viciou, escuto música o dia todo…. Bom, baixo tweaks toda a hora… Dou um Respring, e nada acontece, e meu iPod e iPhone nunca descarregaram por completo! Então bom na minha opinião a bateria de iPhones e iPod's não viciam…. =D

  12. Lukas disse:

    Tenho um iphone 3gs,uso um pouco do cydia não escuto musica nele,não uso wifi,nem 3G.

    A bateria sò dura 2 dias.

    paguei mil reais num aparelho que não dura nem 4 dias

  13. JanjaBoy disse:

    André, na frase: "Quanto mais próximo à temperatura ambiente, melhor."

    Isso está estranho, porque você pode ter temperaturas ambiente até maiores que 35º.

    • 22ºC é a qual a Apple se refere. Situação diferente no Brasil, sim, mas o importante é não deixar ele em locais de temperaturas negativas ou num carro quente, por exemplo, com o sol batendo.

  14. Brenno Lundgren disse:

    essa ai merece o prémio lorota do ano! hahaha

  15. Lukas disse:

    Não amigo,jogar sò jogo as vezes,eu uso mais è os apps,o 3GS è muito ruìm para jogos.

    Eu deixo sempre ele carregando desligado umas 3/2 horas.

    E não uso wifi,3G sò quando baixo apps.

  16. Felipe disse:

    Muito interessante.. comprei um Touch 4G recentemente e fiquei com dúvida quanto a bateria dele.. vlw pelas dicas ;D

  17. TiãoGavi&a disse:

    Boa André, otimos seus artigos!! ;-)

  18. Gustavo disse:

    tipo eu comprei um iphone 4 eu coloco ele pra carregar desligado ou tem algum problema colocar pra carregar ligado?e sempre quando eu ponho ele pra carregar ligado ele liga automaticamente pq?

  19. Lukas disse:

    Uè.. O ipod sò se conecta por wifi,então fora isso,sem e-mails,facetime,skype,internet,etc.

    Pagar tão caro por um aparelho que no qual a bateria è uma verdadeira bosta.

    meu ipod por exemplo,não dura nem 1 dia com o wifi ligado,não tenho bola de cristal para saber quando alguém vai me ligar no facetime,quando eu receberei um e-mail ou uma chamada voip.

  20. Francremon disse:

    gente o que é um tweaks????
    são os clients que baixamos para usar atalhos como facebook, twitter etc?????
    obrigada

  21. Rickeight disse:

    Como eu gasto a bateria inteira do meu ipod touch? quando ela chega em 15%,ele desliga e quando tento ligar ,aparece pra ligar na tomada e que tem so 10 por cento da bateria
    como faço ela chegar ao 0%
    ?

  22. Ygor disse:

    Eu sempre deixo meu iphone 4s descarregar todo pra começa a carrega-lo. Isso faz bem pra bateria?

  23. Cesco22 disse:

    Por exemplo, eu comprei uma capinha que carrega meu iphone, as vezes a bateria da capinha acaba e nao carrega até 100% , portanto isso pode viciar(meu ponto de interrogaçao nao está pegando) , e se por exemplo, minha bateria estiver nos 20% e eu vou lá e sincronizo uma musica pro meu iphone, como conectei no computador, meu iphone vai começar a carregar né, se depois de sincronizado, eu tirar meu iphone, posso ter porblemas futuros com minha bateria(ponto de interrogacao) obg. meu iphone e o 4s.

  24. thais disse:

    entao eu acabei de comprar meu iphone ele é o 4 e tipo eu acho que ele ja esta viciado pq a bateria dele nao dura nem 24 hrs e eu queria saber se tipo da para arrumar, ou é alguma coisa que eu façod e errado na hora de carregar, e tipo uma observacao importante eu uso bastante ele entao as vezes pode ser isso mais nao sei poderia me ajudar?

  25. sergio ricardo disse:

    tenho um iphone 5,se eu começar a carrega-lo faltando ainda por exemplo 40% de bateria,ela pode vim a viciar,ou nao tem problema fazer isto?grato

  26. babi disse:

    Boa noite , comprei um iphne 4s e quando coloco para carregar desligado ele liga automaticamente , porem se desligo ele não carrega .
    saberia me dizer pq ele so carrega ligado e o por que não consigo carrega – lo desligado ?
    aguardo retorno ,
    obrigada

    • Andrew disse:

      Babi! O iphone carrega desligado sim mas voce tem que fazer assim: ligue o carregador no aparelho e quando estiver carregando desligue-o, o iphone ira carregar normalmente mesmo estando todo desligado aparentimente,

  27. Adilson disse:

    Meu iPhone 3GS está com um problema estranho. Coloquei-o para carregar e depois da carga estar completa mostrando o símbolo do plug e tudo mais o desconectei do carregador. Até aí tudo bem. O mais estranho que está acontecendo agora é que a bateria parece estar descarregando mesmo sem estar em uso e os tempos de uso e em espera estão mostrando exatamente a mesma contagem! Mesmo com a tela bloqueada o tempo em uso e o em espera continuam contando, eu sei, mas eles estão mostrando exatamente O MESMO! Em menos de uma hora e meia com o celular em espera a bateria gasta 1% de graça e por aí vai. Mantendo o celular em espera ou não a bateria está gastando muito rápido e se coloco para carregar deixando-o completo novamente o problema volta a acontecer. POR FAVOR alguém me ajude com isso! O meu iPhone não tem nem um ano de uso.

  28. Isabela disse:

    Quando um Ipod vicia tem volta ? Ou seja tem como ' disvicia-lo' ?

  29. Marcos disse:

    meus amigos boa noite, e quando o desgraçado do Iphone so carrega desligado, e não e reconhecido na usb do PC o q pode ser, me ajudem por favor sou leigo demais neste assunto, fico no aguardo, abraço a todos.

  30. Mariah disse:

    Usar durante o carregamento (de 0% a 100%) vicia?

  31. olá estou prestes a comprar um iphone 4s,porém tenho algumas duvidas:
    nao gostei do ios 7 ,sou obrigado a atualizar?e se eu não atualizar?
    a bateria do iphone é de apenas 1420 mhA ela decepciona?
    quanto tempo dura a bateria do iphone em media?
    quanto tempo dura a bateria do iphone usando o wifi continuamente?
    quanto tempo dura a bateria do iphone usando o 3g continuamente?
    o iphone suporta video em blueray?

  32. Leticia disse:

    Entao para nao viciar é so esperar carregar a bateria toda, e depois esperar descarregar tudo para carregar de novo? O autor desse anuncio esta meio equivocado pq la em cima ele diz uma coisa e la em baixo outra!!?

  33. Thalia novais disse:

    Ow andre , ajuda eu aquui urgente
    O meu iphone tava parado e a bateria tava pessima , ai eu mandei por uma bateria nova, po.
    Ai eu deixei moh tempao carregand vei , e nao ligo mee ajudaaaaaaa pf eu preciso do meu bebe. Bj pf

  34. Gabriel disse:

    Estou com um problema! Meu iphone 4s não esta carregando e nem sendo reconhecido no pc. Na noite de ontem ele carregou normalmente, hj pela tarde fui carregar mais nada aconteceu. Descobri que ele so carrega agora desligado! O que fazer? obrigado!

  35. Gabriela disse:

    Cara, ganhei meu iPhone ontem mas não deixei ele carregar 24 horas. A bateria vai viciar, ou eu posso colocá-lo agora é deixar as 24 horas inteiras que nao vai ter problemas?

  36. Amanda disse:

    Me ajudem, comprei um iphone seminovo em perfeito estado , mas certo dia carreguei ele e queimo o conector do carregador , talvez tenha sido a tomada .. porem consegui carrega-lo apenas com o cabo no computador .. mas desde entao ele carrega e descarrega muuuuuito rápido e fica super quente . Nao sei oque fazer … ME AJUDEM !!! será que danifico meu iphone ? ou será que é por causa da carga no computador ?

  37. Ana disse:

    eu queria saber se da pra comprar o fio do carregador/usb que vem com o ipod pq o meu arrebentou e eu nao consigo mais carregar!

  38. fabiane disse:

    olá, meu iphone 4s descarregou e a lanterna estava ligada, agora estou colocando para carregar e não carrega em hipótese alguma, e a lanterna fica piscando e acendendo, alguem pode me ajudar ?:( to desesperada meu telefone ta novo :(

  39. murilo disse:

    Olá alguem poderia me ajudar, troquei hoje a bateria do meu iphone 4s ,certinho dai quando eu ponho ele pra carregar ele nao entra nao liga o touch , só aparece a maçã e depois a carga da bateria minima vermelha , ja deixei ele o dia todo carregando alguem poderia me ajudar, eu preciso deixar ele carregando 12h como se fosse um cel novo, por eu ter trocado a bateria dele ?

  40. Fábio disse:

    Se eu deixar o meu ipad 2 carregando o dia inteiro, a bateria vicia?

  41. Monika Rocha disse:

    Boa noite!! Alguem pode me ajudar? Meu Iphone 4 s nao esta carregando ligado. Demora muito p completar a carga e esta descarregando rapido. O raio que aparece p indicar q esta carregando n aparece mais. Nao esta conectando n pc. Podem me ajudar?

  42. Priscilla disse:

    Ola , o meu iphone nao esta carregando ligado, carrega somente desligado e nao reconhece em nenhum computador.. alguém sabe me dizer o que fazer? obrigada.

  43. carlos linder disse:

    pode entrar virus e bloquear todas as funções do meu iphone,se acontecer o que faço?

  44. Pedro disse:

    a bateria vicia se usar o aparelho (iphone 4S no meu caso) durante o carregamento da mesma? Grato

  45. lya disse:

    Olá. Tenho uma dúvida, eu entendi no post que a bateria não vicia se for carregar o iphone com bateria. E se for ao contrário, eu carregar ele até uns 50% não fazendo a carga completa. claro que não é sempre, é raro, mas acontece na correria.

  46. olá… pode fika conectado na estenção e mechendo nao causa dano no carregar? porque falam que o carregador é muito sensivél.

  47. nikolas vasconcelos disse:

    meu iphone ta descarregando com 20%, o que esta ocorrendo ?

  48. Claudia disse:

    Meu iphone desliga com 20% de bateria, não chega ao 0% .. Oque eu faço?? Algm pode me ajudar?? Acho q está viciada .. Dura em torno de 5 á 6 hrs se eu não mexer muito..
    O meu é o 4s ..

  49. Giulia disse:

    Tenho um iPod touch 5 mais uso carregador pirata, e agora ele só carrega quando será minha bateria, e ainda só carrega até 20% depois para, oque eu faço? Tem como trocar a bateria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>