Basics updated Using an accelerometer with an AVR microcontroller 1 Curiosidade: MacBooks possuem acelerômetroParece estranho, por se tratar de um notebook, mas é isso mesmo, os Macs possuem acelerômetro embutido!

Como todos sabem, os horizontes se multiplicam de forma extraordinária quando uma peça como essa é colocada num dispositivo. Os games são, com certeza, os que mais se aproveitam dessa (não tão velha) novidade, trazendo novas experiências e sensações. Não tão distante, estão os “utilitários” – programas simples que facilitam nossa vida – que irão se aliar ao novo componente para ampliar ainda mais sua gama de funções. Enfim, o acelerômetro dá uma nova vida a qualquer equipamento, e revoluciona também o mercado de softwares. Algo característico do Tio Jobs.

Na verdade, esse acelerômetro não foi colocado nos Mac`s com o intuito citado acima. Ele foi colocado, de fato, para executar uma função simples: “sentir” quando o Mac está caindo para travar o HD e protegê-lo contra danos e perdas de informações. Tanto que a Apple nem o chama de acelerômetro, e sim de “sudden-motion-sensor” (sensor de movimentos bruscos), ou simplesmente SMS.

Todavia, como é a criatividade que move o mundo, não demorou muito para que novas ferramentas e jogos fossem lançados. A criação da Mac AppStore turbinou ainda mais o crescimento de programas voltados ao uso do acelerômetro. Dessa forma, os Mac`s ampliam ainda mais sua vantagem em relação aos outros notebooks. Veja a seguir um lista com os principais Apps que se beneficiam do acelerômetro:

SeisMac – Transforme o seu Mac num sismógrafo.
LiquidMac – Controle líquidos na sua tela com movimentos.
MacSaber – Transforme seu Mac em um sabre de luz.
iAlertU – Faça seu Mac apitar quando alguém o movimenta.
SmackBook Pro – Navegue entre vários “desktops” dando leves tapas na lateral do seu Mac

Há também jogos como Pong e Tunnel.

Se souber de mais algum App interessante que utilize o acelerômetro embutido dos Mac`s, não esqueça de deixar a dica logo abaixo nos comentários. :)

Importante: O Blog iPodSchool é apenas um meio de comunicação e divulgação, sendo assim, não é responsável por possíveis avarias ou perdas em qualquer dispositivo.Note que o Hardware em questão tem a função de fazer de seu MacBook um dispositivo seguro. O uso indevido pode inviabilizar a função principal, que é a de proteção ao HD.

8 respostas para Curiosidade: MacBooks possuem acelerômetro

  1. Rodolpho disse:

    Na segunda-feira peguei o notebook da minha namorada para formatar, um Dell que ela havia ganhado da Empresa, como de costume qdo pego qualquer notebook mesmo que tenha acabado de sair da fábrica eu o formato porque acho que ele vem muito poluído comprogramas desnecessários, formatei o note, baixei todos os drivers e ainda ficava me alertando que um não havia sido instalado, demorei pelo menos uma hora para desobrir oq era, maldito "acelerometro". no notebook da Dell ele funciona exatamente da mesma forma, trava o HD. não faço idéia se ja temos algum jogo para pc que o utulize.

    abs

  2. Norton disse:

    Que massa, eu não sabia que o SMS funcionava como um acelerômetro…

    Vou testar alguns desses apps!

    Ótimo post!!

  3. iGor disse:

    cara vo testar quando comprar meu MacBook. ;)

  4. […] This post was mentioned on Twitter by iPod School, Walter Neto and Arthur Albuquerque, André Bazaglia. André Bazaglia said: Hardware: MacBooks possuem acelerômetro http://bit.ly/gnRkqC […]

  5. bernaction disse:

    Os notebooks HP Pavilion já tem faz tempo esse acelerômetro mas para apenas detectar uma queda e travar as pinças dos HDs.

    Porém Jobs fez algo mais útil não só para ser usado como proteção. Méritos dele.

  6. Athos disse:

    FLUIDTUNES – Aplicativo que faz vc trocar de musica do itunes com o sensor de movimento, ele utiliza a câmera do mac!!! vc nao precisa usar o mouse!! nao é o uso do acelerômetro, mais é muito legal!!

  7. Michael disse:

    alguem conseguiu instalar o smackbook pro no snowleopard?

    instalei de acordo com o tutorial mas nao funciona.

  8. Arthur Oliveira disse:

    Os consoles Xbox 360 também tem acelerometro embutido, que servem para saber se o console está na horizontal ou vertical

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>