Press "Enter" to skip to content

1Password: um ótimo gerenciador de senhas para o iOS

O gigante universo da web nos força a memorizar dezenas de senhas e números. É regra básica de segurança que a postura mais inteligente a se assumir é usar uma senha para cada site diferente – eu pelo menos faço assim –, mas memorizar todas elas, principalmete as que você menos usa, é uma tarefa complicada. Ter gravado na cabeça número e senha do cartão de crédito e da conta bancária, nome e senha das contas de e-mail, números de CPF, identidade e passaporte, senhas de softwares comprados virtualmente, logins de sites, números de Gift Cards; enfim: o ‘disco rígido’ do nosso cérebro não dá conta de anotar dados precisamente como qualquer sistema faz. No entanto, nosso smartphone é capaz de gerenciar tudo de maneira segura e prática: há um aplicativo para isso, o 1Password.

1password-11password-2

Você pode se divertir anotando tudo o que quiser pelo app. A organização é bem eficiente, e basicamente feita por duas maneiras distintas: ou por categorias ou por pastas. As categorias são as pré-definidas: anotação segura, associação, base de dados, carta de condução, cartão de crédito, conta bancária, conta de e-mail, identidade, licença de caça, licença de software, login, número de segurança social, passaporte, programa de recompensas (gifts), routers sem fios e servidor. Não é possível criar nenhuma categoria a mais, ao contrário das pastas, que são criadas e nomeadas pelo usuário.

Visualizar as senhas salvas é relativamente simples. Basta tocar sobre os caracteres de bolas pretas (que ocultam a senha) que ela será revelada.

1password-11password-2

Existem versões do 1Password para Macs e PCs, e a sincronização entre os vários programas entre os sistemas operacionais é possível. Há também integração com o iCloud: dados do app podem ser salvos lá.

O único lado negativo do app é seu preço: o app universal (compatível com iPhone e iPad) sai por 18 obamas na App Store. Gostou? Baixe o 1Password na App Store clicando aqui.